Imprensa livre e independente
21 de setembro de 2018, 16h18

Instituto Brasileiro de Peritos confirma: áudio de Bolsonaro no hospital é falso

Reprodução
Conforme indicado em uma audição previa, o Instituto Brasileiro de Peritos confirmou, na tarde desta sexta-feira (21): é falso o áudio que circula desde a noite desta terça-feira (19) na internet. Nele, uma voz imitando o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) dá uma grande bronca dentro do hospital, reclama que, enquanto ele está internado, Haddad cresce nas pesquisas e ofende enfermeiras. O Instituto Brasileiro de Peritos é o mesmo que confirmou a veracidade da voz de Michel Temer no diálogo com Joesley Batista gravado, com autorização da Polícia Federal e da Procuradoria-Geral da União, no dia 7 de março, no Palácio do...

Conforme indicado em uma audição previa, o Instituto Brasileiro de Peritos confirmou, na tarde desta sexta-feira (21): é falso o áudio que circula desde a noite desta terça-feira (19) na internet. Nele, uma voz imitando o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) dá uma grande bronca dentro do hospital, reclama que, enquanto ele está internado, Haddad cresce nas pesquisas e ofende enfermeiras.

O Instituto Brasileiro de Peritos é o mesmo que confirmou a veracidade da voz de Michel Temer no diálogo com Joesley Batista gravado, com autorização da Polícia Federal e da Procuradoria-Geral da União, no dia 7 de março, no Palácio do Jaburu.

Na conclusão, o laudo diz: “as evidências indicam que as amostras de fala presentes no áudio questionado e no áudio paradigma não foram proferidas pelo mesmo locutor”. A suposta gravação foi comparada com outras amostras da voz de Bolsonaro durante uma entrevista concedida no programa de José Luiz Datena.

Foram levadas em conta durante a análise perceptiva auditiva os padrões das vogais e consoantes, suas qualidades,
aplicações e articulações (presença ou ausência de desvio fonético e/ou fonológico); o ritmo de fala e padrões de entonação; qualidade de voz, velocidade de fala e hábitos apresentados pelo falante e a aplicação de palavras nas sentenças, uso de regras gramaticais e prosódia.

Veja também:  Após "texto bomba", caminhoneiro bolsonarista fala em fechar o Congresso e interditar STF: "11 togados de merda”

Além disso, a análise levou em conta ainda a análise acústica da voz, que é composta por uma série de detalhes técnicos. O parecer técnico do Instituto pode ser lido aqui: Parecer Técnico IBP18072

A Fórum enviou o áudio para o Instituto Brasileiro de Peritos, que pediu um dia para uma verificação adequada. O Instituto alertou, no entanto, que em uma primeira avaliação, o áudio parecia ser falso, de uma pessoa imitando o candidato, mas que só poderia dar um parecer final em 24 horas.

O prazo foi prolongado a pedido do instituto por mais 24 horas.

A Fórum, por uma questão ética, resolveu não divulgar o áudio.

 

Fórum em Brasília, apoie a Sucursal

Fórum tem investido cada dia mais em jornalismo. Neste ano inauguramos uma Sucursal em Brasília para cobrir de perto o governo Bolsonaro e o Congresso Nacional. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Clique no link abaixo e faça a sua doação.

Apoie a Fórum