28 de maio de 2018, 12h36

Instituto Vladimir Herzog abre inscrições para o 10º Prêmio Jovem Jornalista

Nesta edição, os trabalhos deverão abordar como tema “A Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Brasil.”

O Instituto Vladimir Herzog abriu as inscrições para o 10º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, com o objetivo de estimular o processo jornalístico entre futuros profissionais. As inscrições, com propostas de pautas, poderão ser feitas por estudantes de jornalismo de todo o país até o próximo dia 30 de junho de 2018. Autores das três melhores pautas terão a oportunidade de contar com o apoio de grandes nomes do jornalismo brasileiro como mentores para a produção das suas matérias.

Nesta edição, os trabalhos deverão abordar como tema ““2018. 70º Aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos. A Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Brasil.”

As inscrições serão aceitas no site www.jovemjornalista.org.br e o processo permite inscrição individual ou em equipes de até três estudantes por pauta. Todas as propostas de pauta deverão contar, obrigatoriamente, com a participação de um professor-orientador vinculado à instituição de ensino dos participantes.

A 10ª edição do Prêmio Jovem Jornalista conta com a parceria estratégica da Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, da Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação e da OBORÉ, apoio institucional da Periferia em Movimento, Tucarena e Câmara Municipal de São Paulo, patrocínio do Instituto Liberta e da Petrobrás.

Seleção

O processo seletivo será realizado em duas etapas. Na primeira será observada a compatibilidade dos trabalhos aos temas estabelecidos no regulamento com avaliação qualitativa das propostas. Na segunda, a Comissão Julgadora escolherá três propostas de pauta a partir dos critérios de relevância, criatividade e execução. As pautas selecionadas serão anunciadas em 27 de julho.

Desenvolvimento da pauta

As equipes selecionadas deverão produzir suas reportagens entre os meses de julho e outubro de 2018, sob a orientação do professor e de um jornalista mentor indicado pelo Instituto Vladimir Herzog. A matéria final deverá ser entregue até o dia 18 de outubro.

Diplomação

A entrega dos diplomas e troféus às equipes vencedoras será no dia 25 de outubro de 2018, em São Paulo, durante a Roda de Conversa com os vencedores do 40º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos.