12 de fevereiro de 2019, 16h21

Internautas mostram ao ministro Ricardo Salles quem é Chico Mendes

Termo "Chico Mendes" foi para os Trending Topics do Twitter depois que o Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, minimizou a importância do líder seringueiro

Reprodução
A declaração sobre Chico Mendes feita pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, em entrevista ao “Roda Viva” na noite desta segunda-feira (11), gerou uma intensa reação negativa nas redes sociais. Desde a manhã desta terça-feira (12) que o termo “Chico Mendes” está nos Trending Topics do Twitter no Brasil. Internautas, políticos e ambientalistas têm feito postagens resgatando o legado do líder seringueiro do Acre, assassinado por pistoleiros na década de 80. Chico é reconhecido mundialmente como uma das maiores referências da luta pela causa ambiental, mas o ministro Ricardo Salles, além de não o conhecer, ainda minimizou sua importância....

A declaração sobre Chico Mendes feita pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, em entrevista ao “Roda Viva” na noite desta segunda-feira (11), gerou uma intensa reação negativa nas redes sociais. Desde a manhã desta terça-feira (12) que o termo “Chico Mendes” está nos Trending Topics do Twitter no Brasil.

Internautas, políticos e ambientalistas têm feito postagens resgatando o legado do líder seringueiro do Acre, assassinado por pistoleiros na década de 80. Chico é reconhecido mundialmente como uma das maiores referências da luta pela causa ambiental, mas o ministro Ricardo Salles, além de não o conhecer, ainda minimizou sua importância. “Que diferença faz quem é Chico Mendes agora?”, disparou o ministro no programa da TV Cultura.

“O ativismo de Chico Mendes trouxe reconhecimento internacional, incansável defensor da floresta amazônica e dos trabalhadores. Já o Ministro Ricardo Salles foi condenado por improbidade administrativa. Não está difícil descobrir quem é irrelevante né?”, ironizou o deputado federal Davi Miranda (PSOL-RJ), que acompanhou dezenas de outros políticos na crítica ao ministro.

Até mesmo o perfil do ex-presidente Lula, alinhado ao assunto, postou um vídeo que mostra o ex-presidente discursando no velório do líder seringueiro, em 1988. “Será que essas pessoas são tão burras que imaginam que matando o Chico Mendes mataram a luta do Chico Mendes?”, disse Lula à época.

Já o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) resolveu responder à pergunta de Salles sobre “que diferença faz quem é Chico Mendes”. “Vou citar duas: 1. o poder de educar uma nação sobre a importância da preservação da Amazônia; 2. A coragem de defender a vida e a dignidade do povo da floresta”, escreveu o parlamentar.

Confira, abaixo, parte da repercussão.