ASSISTA
29 de Maio de 2014, 12h14

Joaquim Barbosa anuncia aposentadoria

O presidente do Supremo Tribunal Federal já informou a sua decisão à presidenta Dilma Rousseff e ao presidente do Senado, Renan Calheiros

O presidente do Supremo Tribunal Federal já informou a sua decisão à presidenta Dilma Rousseff e ao presidente do Senado, Renan Calheiros

Por Redação

Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado, revelou nesta quinta-feira (29) que o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, vai se aposentar em junho. De acordo com o senador, Barbosa o visitou para se despedir e também para informar que já havia comunicado a presidenta Dilma Rousseff da sua decisão.

O presidente do Senado se revelou surpreso com a informação, pois a visita de Barbosa fazia parte de uma rotina e estava na pauta do encontro apenas a discussão do Código do Processo Civil. Calheiros classificou a saída de Barbosa como “muito triste”.

O magistrado deve, ainda hoje, comunicar o presidente Câmara do Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) de sua aposentadoria. Há expectativa de uma coletiva de Barbosa à imprensa.

A respeito de uma possível candidatura a algum cargo político, a advogada Gabriela Araújo, especialista em direito eleitoral, disse que não é possível. “Ele não pode ser candidato, por que ele não se filiou em partido político até abril, além da filiação, ele deveria ter se descompatibilizado do cargo também em abril e ele não fez nem e nem outro”, explica a especialista.