Imprensa livre e independente
16 de abril de 2019, 19h48

Justiça Federal do Rio suspende concessão de passaporte diplomático a Edir Macedo

“As viagens missionárias - mesmo que constantes -, e as atividades desempenhadas no exterior não ficam, de modo algum, prejudicadas sem a utilização do documento em questão”, disse o juiz Vigdor Teitel

Edir Macedo. Foto: Divulgação
O dono da Rede Record e líder da Igreja Universal do Reino de Deus, Edir Macedo, e sua esposa, Ester Eunice Rangel Bezerra, vão perder os passaportes diplomáticos, por determinação da Justiça Federal, nesta terça-feira (16). Vigdor Teitel, juiz da 11ª Vara Federal do Rio de Janeiro, acatou solicitação de liminar, em resposta a uma ação popular. Com isso, foram suspensos os efeitos da portaria que assegurava o documento ao casal, assinada por Ernesto Araújo, ministro das Relações Exteriores do governo de Jair Bolsonaro. O juiz argumentou que a atividade no exterior de Macedo como líder da Igreja Universal não...

O dono da Rede Record e líder da Igreja Universal do Reino de Deus, Edir Macedo, e sua esposa, Ester Eunice Rangel Bezerra, vão perder os passaportes diplomáticos, por determinação da Justiça Federal, nesta terça-feira (16).

Vigdor Teitel, juiz da 11ª Vara Federal do Rio de Janeiro, acatou solicitação de liminar, em resposta a uma ação popular. Com isso, foram suspensos os efeitos da portaria que assegurava o documento ao casal, assinada por Ernesto Araújo, ministro das Relações Exteriores do governo de Jair Bolsonaro.

O juiz argumentou que a atividade no exterior de Macedo como líder da Igreja Universal não representa “interesse do país” que justifique a “proteção adicional consubstanciada no passaporte diplomático”.

Sem prejuízo

“As viagens missionárias – mesmo que constantes -, e as atividades desempenhadas no exterior não ficam, de modo algum, prejudicadas sem a utilização do documento em questão”, acrescentou Teitel.

“Ante o exposto, defiro a liminar, para suspender os efeitos da portaria de 12 de abril de 2019, que concedeu passaporte diplomático aos réus Edir Macedo Bezerra e Ester Eunice Rangel Bezerra, até ulterior decisão”, completou.

Veja também:  Líder de Bolsonaro na Câmara aos gritos: “A Bahia é um lixo governado pelo PT”. Vídeo

Com informações da Folha de S.Paulo

Fórum em Brasília, apoie a Sucursal

Fórum tem investido cada dia mais em jornalismo. Neste ano inauguramos uma Sucursal em Brasília para cobrir de perto o governo Bolsonaro e o Congresso Nacional. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Clique no link abaixo e faça a sua doação.

Apoie a Fórum