10 de outubro de 2018, 18h44

Livro-Agenda do NPC de 2019 tem como tema “Educação: uma luta de todos nós”

Publicação procura registrar mobilizações por um ensino crítico e transformador no Brasil e no mundo

Fotos: Divulgação

O sistema educacional passa por um dos momentos mais delicados da história recente do Brasil, com o risco de ter na presidência um modelo atrasado e de duros retrocessos, o que se estende para as questões referentes a valores e costumes. A educação tem um papel fundamental na resistência a esses ataques. Por esse motivo, o Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC), ao preparar o seu tradicional livro-agenda de 2019, escolheu abordar um tema inédito: “Educação: uma luta de todos nós”.

Com esse material, a busca é no sentido de registrar as inúmeras lutas, no Brasil e no mundo, por um novo modelo de ensino. Um ensino que seja crítico, libertário, comprometido com uma visão transformadora de mundo. Um ensino que se contraponha à reprodução de preconceitos e que se preocupe com a formação integral do aluno, voltada à cidadania e ao respeito à diversidade.

Como nos outros anos, a cada dia do calendário são apresentados um ou dois fatos ocorridos naquela data, de acordo com o tema da agenda, educação, no caso. A cada página estão registradas as lutas pela valorização das condições de trabalho de educadores e educadoras de norte a sul do Brasil, com o destaque para as mobilizações dos sindicatos.

Aí aparecem os professores da época do Brasil Imperial, os da República, os anarquistas, os comunistas, os da Escola Nova. E as inúmeras lutas dos estudantes. Além disso, são recuperadas as trajetórias de grandes lutadores pela educação no Brasil e no mundo, como Paulo Freire, Maria Nilde Mascellani, Anísio Teixeira, Nísia Floresta, Maria Montessori, Jean Piaget, Antonieta de Barros e Francisco Ferrer.

A agenda é destinada a professores, estudantes, pesquisadores, sindicalistas, lutadores, ativistas sociais e todos os trabalhadores que desejam conhecer essa importante história de lutas e resistência.

Serviço

Livro-agenda do NPC de 2019 – “Educação: uma luta de todos nós”
R$ 30,00 (unidade)
À venda no Espaço Gramsci: Rua Alcindo Guanabara, 17, térreo, Cinelândia
Encomendas pelo e-mail livraria@piratininga.org.br