15 de julho de 2015, 11h13

Livro “As Lendas de Dandara” será lançando em São Paulo

As Lendas de Dandara é um livro que mistura ficção, história e um toque de fantasia, onde são narrados dez contos sobre a guerreira quilombola Dandara dos Palmares, companheira de Zumbi dos Palmares. Escrito por mim, Jarid Arraes, e ilustrado por Aline Valek, o livro conta sobre a vida de Dandara desde o seu nascimento, explicando sua origem, suas conquistas e suas lutas.

Com muita aventura, suspense, acontecimentos sobrenaturais e até um pouco de romance, o livro conta de uma maneira mágica a forma como Dandara, desde sua infância, fez feitos dignos de uma lenda.

Os contos são inspirados em fatos reais da história do Brasil e valorizam a cultura afrobrasileira e a memória de Dandara, tão frequentemente esquecida da historiografia oficial e cuja existência é cercada de controvérsias. Devido a escassez de dados oficiais a seu respeito, eu senti a necessidade de criar narrativas que pudessem inspirar os leitores e espalhar a imagem de uma guerreira negra forte, heroica e protagonista da própria história.

Embora seja voltado para o público adulto e adolescente, As Lendas de Dandara oferece um material inédito para os jovens e pode ser lido para crianças com a mediação de um adulto responsável, por tratar de temas de violência como o tráfico humano e a escravidão.

O lançamento acontecerá em São Paulo, no dia 23 de Julho. O evento será realizado na Casa de Lua, próxima ao Terminal Vila Madalena, a partir das 19h. Teremos uma exposição de ilustrações do livro, bebidas, sorteios de cordéis da minha autoria e uma roda de conversa sobre mulheres na literatura, onde vamos debater sobre as dificuldades das escritoras negras e a escassez de personagens negros que valorizem as manifestações da cultura afrobrasileira. Os livros poderão ser comprados no momento do evento ou no site oficial.

Confirme sua presença na página do evento no Facebook.

Mais sobre o livro: www.aslendasdedandara.com.br