03 de dezembro de 2018, 17h26

Lula envia carta a Obrador, novo presidente do México: “Novo capítulo na história”

Andrés Manuel Lopez Obrador, que tomou posse no último sábado (1), é considerado o primeiro político de esquerda em toda a democracia mexicana a se eleger presidente; "A sua eleição trouxe uma mensagem de esperança", escreveu o ex-presidente brasileiro

Andrés Manuel Lopez Obrador (Divulgação)

O ex-presidente Lula, preso desde abril na superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR), enviou nesta segunda-feira (3) uma carta ao novo presidente do México, Andrés Manuel Lopez Obrador. AMLO, sigla pela qual o político é conhecido entre os mexicanos, tomou posse no último sábado (1).

Leia também: A vitória de Obrador em um México esperançoso, porém cauteloso

Na carta, Lula saudou a eleição de Obrador e a classificou como um “novo capítulo na história mexicana”. O novo presidente é considerado o primeiro político de esquerda a ocupar o cargo. “Conheço sua trajetória e empenho histórico ao longo de décadas de luta pela oportunidade de escrever um novo capítulo na história do povo mexicano, sendo presidente de todos, mas com uma atenção especial pelos mais pobres, pelos que mais precisam do governo para obterem oportunidades”, escreveu o ex-mandatário brasileiro.

Fórum precisa ter um jornalista em Brasília em 2019. Será que você pode nos ajudar nisso? Clique aqui e saiba mais

Obrador foi eleito pelo Movimento da Regeneração Nacional  (Morena) em julho com mais de 53% dos votos e sua vitória quebrou uma uma hegemonia de direita e centro-direita que vigorou no país por mais de 70 anos entre governos do Partido Revolucionário Institucional (PRI) e Partido da Ação Nacional (PAN). O político pega, agora, um país marcado pela pobreza, violência de milícias e narcotráfico e pela forte influência política e econômica dos Estados Unidos.

“A sua eleição trouxe uma mensagem de esperança para o desafio de uma América Latina mais autônoma, soberana e integrada pela solidariedade entre nossos países”, completou Lula na carta ao mexicano.

Leia também: Presidente do México negocia com Cuba para levar médicos que atuavam no Brasil

Confira, abaixo, a íntegra da carta.

“Prezado Presidente do México Andrés Manuel López Obrador,

Minhas saudações e desejo de sucesso para você no início dessa jornada como governante de um dos países mais importantes do mundo.

Conheço sua trajetória e empenho histórico ao longo de décadas de luta pela oportunidade de escrever um novo capítulo na história do povo mexicano, sendo presidente de todos, mas com uma atenção especial pelos mais pobres, pelos que mais precisam do governo para obterem oportunidades.

Espero que a forte amizade e intercâmbio entre o Brasil e o México prosperem durante o seu governo.

A sua eleição trouxe uma mensagem de esperança para o desafio de uma América Latina mais autônoma, soberana e integrada pela solidariedade entre nossos países.

Boa sorte e um mandato exitoso!

Respeitosamente,
Luiz Inácio Lula da Silva
Ex-presidente da República Federativa do Brasil”

Agora que você chegou ao final deste texto e viu a importância da Fórum, que tal apoiar a criação da sucursal de Brasília? Clique aqui e saiba mais