Seja Sócio Fórum
19 de março de 2019, 19h21

Maior jornal dos EUA, New York Times ignora visita de Bolsonaro

Na capa do site do jornal, não há nenhuma menção à passagem do presidente por solo norte-americano; apenas uma entrevista com Sonia Guajajara, na qual alerta para o risco ambiental do Brasil no governo Bolsonaro

Foto: Reprodução
Considerado o principal jornal dos Estados Unidos, o New York Times ignorou a visita de Jair Bolsonaro e o encontro com Donald Trump. Na capa de seu site, não há nenhuma menção à passagem do presidente por solo norte-americano. Em contrapartida, a única referência ao Brasil é uma entrevista com a líder indígena, Sonia Guajajara, que foi candidato à vice-presidência da República na chapa de Guilherme Boulos (PSOL), em 2018. O título da matéria é: “Novo presidente do Brasil ameaça os pulmões do planeta”. Na reportagem, Sonia alerta para o risco ambiental que o Brasil corre com as políticas do...

Considerado o principal jornal dos Estados Unidos, o New York Times ignorou a visita de Jair Bolsonaro e o encontro com Donald Trump. Na capa de seu site, não há nenhuma menção à passagem do presidente por solo norte-americano.

Em contrapartida, a única referência ao Brasil é uma entrevista com a líder indígena, Sonia Guajajara, que foi candidato à vice-presidência da República na chapa de Guilherme Boulos (PSOL), em 2018.

O título da matéria é: “Novo presidente do Brasil ameaça os pulmões do planeta”.

Na reportagem, Sonia alerta para o risco ambiental que o Brasil corre com as políticas do governo de Jair Bolsonaro.

Em um dos trechos, a matéria diz que os povos indígenas da floresta amazônica são as tropas de choque na luta contra a mudança climática. “Somos os primeiros a ser afetados”, diz Sonia.

O texto menciona que a floresta amazônica, um tesouro ambiental de mais de dois milhões de milhas quadradas em todo o Brasil e oito outros países, é às vezes chamada de “pulmões do planeta”, porque as árvores liberam tanto oxigênio e absorvem tanto dióxido de carbono, mitigando os efeitos de das Alterações Climáticas. É também o lar de uma diversidade inigualável de espécies animais e vegetais, bem como cerca de um milhão de indígenas só no Brasil.

O jornal cita o perigo para o meio ambiente com Bolsonaro no poder. “Embora há muito tempo em perigo, a floresta está sob maior ameaça agora sob a presidência de Jair Bolsonaro, um líder populista polarizador nos moldes do presidente Trump que assumiu o cargo em janeiro”.

Direitos indígenas

“Bolsonaro agiu rapidamente para minar as proteções ao meio ambiente, aos direitos indígenas à terra, às organizações não governamentais e basicamente a qualquer um que discordasse dele”, acrescenta o jornal.

“Apenas nos primeiros 50 dias do governo Bolsonaro houve uma reversão de 30 anos de progresso”, declarou Sonia Guajajara. “Tudo o que construímos, estamos tentando continuar em pé”, disse.

Nossa sucursal em Brasília já está em ação. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Saiba mais.

Fórum em Brasília, apoie a Sucursal

Fórum tem investido cada dia mais em jornalismo. Neste ano inauguramos uma Sucursal em Brasília para cobrir de perto o governo Bolsonaro e o Congresso Nacional. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Clique no link abaixo e faça a sua doação.

Apoie a Fórum