ASSISTA
12 de Maio de 2018, 12h17

Manuela ultrapassa Bolsonaro e assume liderança em ranking de relevância no Twitter

Manuela, Boulos e Lula somados lideram o ranking com 43% de relevância

De acordo com informações da AJA Solutions, a deputada estadual Manuela D’Ávila (PCdoB-RS) ultrapassou Jair Bolsonaro (PSL) e assumiu a liderança no ranking de visibilidade e relevância dos pré-candidatos à presidência da República no Twitter, na semana de 3 a 10 de maio.

Apesar de ter  mais seguidores do que Manuela, o pré-candidato do PSL tem variado pouco o discurso, que tem ressonância apenas entre seus seguidores já conquistados, sem conseguir sensibilizar uma audiência maior.

Já Manuela vem criando diálogos mais significativos, falando de temas que interessam a um número maior de usuários da rede. Vem também se diferenciando por não repetir os velhos discursos ideológicos, defende a união com frequência, com um sorriso que predomina em sua timeline, em fotos ou vídeos. Dessa forma, vem conseguindo que suas mensagens sejam replicadas por um universo maior, que inclui seguidores de outros candidatos. Com essa estratégia, ela vai muito além dos limites de seus 197 mil seguidores.

Em quarto lugar no ranking aparece Guilherme Boulos, pré-candidato do PSOL e em quinto o ex-presidente Lula (PT). Tanto Boulos quanto Manuela defendem com frequência a candidatura de Lula e tuitam esse apoio em vídeo e texto. Sempre que o fazem, conseguem aumentar a ressonância de seus tuítes e criam um ecossistema onde há seguidores dos três, o que amplifica o alcance de suas mensagens na rede.

A soma das fatias desses três representantes da esquerda chegou a 43% do total da relevância dos pré-candidatos no Twitter esta semana.