"CONSTRANGIMENTO"

Secom de Lula se pronuncia sobre "correção" ao vivo na GloboNews após fala de Jorge Pontual

Paulo Pimenta repercute intervenção de Lula em programa ao vivo da emissora, que debatia construção de casas populares minúsculas em Campinas (SP)

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, com Lula e Janja.Créditos: Agência Brasil
Escrito en MÍDIA el

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta, se manifestou através das redes sociais sobre a intervenção feita pelo presidente Lula em programa ao vivo da GloboNews que viralizou na internet. 

Na última sexta-feira (16), os jornalistas do programa "Em Pauta" comentavam a construção de casas populares minúsculas, de 15 metros quadrados cada uma, para abrigar moradores da Ocupação Nelson Mandela, em Campinas. O projeto é do prefeito da cidade, Dário Jorge Giolo Saadi, e não tem qualquer relação com o governo Lula

Ao criticar o tamanho das casas, entretanto, Jorge Pontual deu a entender que o projeto fizesse parte do programa Minha Casa Minha Vida, encabeçado pelo governo federal. "Eu tenho um nome para esse projeto infeliz. Minha casa não é vida", disparou o jornalista. 

Instantes depois, porém, a jornalista Eliane Cantanhêde pediu a palavra para informar que recebeu um recado de Lula, enviado através de sua assessoria de imprensa, fazendo questão de afirmar que o projeto de moradia popular em Campinas não é do governo federal. 

"Nós temos um telespectador ilustre. O presidente Lula está assistindo o Em Pauta. Está lá em Belém. Boa noite, presidente, seja bem vindo ao nosso programa. E o presidente pediu para a assessoria dele fazer um pedido pra gente. Não é uma correção. Mas ele faz questão de enfatizar que esse programa dessa casinha é um programa de Campinas, não tem nada a ver com a União, não tem nada a ver com o governo federal e muito menos com o Minha Casa Minha Vida. Olha aí, presidente, cumprindo aqui o seu pedido", declarou a comentarista. 

"Constrangimento"

O vídeo com o recado de Lula sendo veiculado ao vivo viralizou e o ministro da Secom, Paulo Pimenta, resolveu comentar. Segundo ele, a emissora poderia ter evitado o "constrangimento" se tivesse ouvido o governo antes de repercutir o assunto. 

"Bastaria ter nos ouvido que não passaria por esse constrangimento. Ouvir os dois lados é o básico do jornalismo", escreveu Pimenta. 

Confira a publicação e assista ao vídeo