01 de dezembro de 2018, 08h41

Morre aos 94 anos George Bush, ex-presidente dos EUA

George Herbert Walker Bush foi o último presidente dos EUA a ter lutado na Segunda Guerra Mundial

George Bush no aniversário de 94 anos em junho e seu filho, George W. Bush (Divulgação)

Morreu nesta sexta-feira (30) o ex-presidente dos EUA George Bush, aos 94 anos, o último da Guerra Fria. O falecimento foi confirmado pelo porta-voz da família Jim McGrath.

Em nota, o também ex-presidente George W. Bush, filho de George H. W. Bush, disse que o pai “foi um homem do mais alto caráter e o melhor pai que um filho ou filha poderia querer”.

“Através de sua autenticidade essencial, sagacidade desarmante e compromisso inabalável com fé, família e país, o presidente Bush inspirou gerações de seus compatriotas americanos ao serviço público para ser, em suas palavras, “mil pontos de luz”, disse Trump em comunicado.

Arnold Schwarzenegger, ex-governador da Califórnia, também escreveu nota: “O presidente Bush nos deixou para um último vôo, mas seu destino não é desconhecido. Ele está voando para os braços do amor de sua vida, Barbara”.

George Herbert Walker Bush foi o último presidente dos EUA a ter lutado na Segunda Guerra Mundial, a mais popular da história do país, e um dos cinco no século 20 que perderam a reeleição.

A política externa teve papel central em seu mandato. Em dezembro de 1989, Bush autorizou o envio de tropas ao Panamá para depor o general Manuel Noriega.

Entre 1990 e 1991 o país enviou tropas com apoio da ONU para remover soldados de Saddam Hussein que invadiram o Kuwait, durante a chamada primeira guerra do Golfo.

Carreira política de George H. W. Bush (Partido Conservador): 1967 a 1970 – Deputado pelo Texas; 1971 a 1974 – Embaixador na ONU; 1976 a 1977 – Diretor da CIA;  1981 a 1989 – Vice-presidente dos EUA (Gestão Reagan); 1988 a 1992 – Presidente da República.


#tags