Seja Sócio Fórum
25 de agosto de 2018, 10h42

Motorista da Uber deve ter vínculo empregatício, segundo decisão da Justiça

Empresa terá de providenciar registro em carteira de trabalho de um condutor e pagar a ele valores relacionados a aviso prévio, FGTS e multa rescisória

Foto: Uber/Divulgação Em decisão em segunda instância, publicada nesta sexta-feira (24), a Justiça de São Paulo deliberou que os motoristas da Uber devem passar a ser empregados. Segundo Maria Cristina Frias, da Folha de S.Paulo, a empresa terá de providenciar o registro em carteira de trabalho de um condutor e pagar a ele valores relacionados a aviso prévio, FGTS, multa rescisória, entre outros encargos. De acordo com Rodrigo Carelli, procurador do trabalho do Rio de Janeiro e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), esta foi a primeira vez que um colegiado julga relação de emprego entre a...

Foto: Uber/Divulgação

Em decisão em segunda instância, publicada nesta sexta-feira (24), a Justiça de São Paulo deliberou que os motoristas da Uber devem passar a ser empregados. Segundo Maria Cristina Frias, da Folha de S.Paulo, a empresa terá de providenciar o registro em carteira de trabalho de um condutor e pagar a ele valores relacionados a aviso prévio, FGTS, multa rescisória, entre outros encargos.

De acordo com Rodrigo Carelli, procurador do trabalho do Rio de Janeiro e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), esta foi a primeira vez que um colegiado julga relação de emprego entre a Uber e um motorista. “Já houve decisões em primeiro grau, mas essa é de segunda instância e pode ser replicada em outros estados. Agora, essa questão naturalmente será levada ao TST”. A Uber vai recorrer.

Fórum em Brasília, apoie a Sucursal

Fórum tem investido cada dia mais em jornalismo. Neste ano inauguramos uma Sucursal em Brasília para cobrir de perto o governo Bolsonaro e o Congresso Nacional. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Clique no link abaixo e faça a sua doação.

Apoie a Fórum