Imprensa livre e independente
05 de junho de 2019, 15h08

Netfilx lança trailler emocionante de “Democracia em Vertigem”, de Petra Costa

O filme, que estreia no dia 19 de junho, revela os bastidores do golpe parlamentar que derrubou Dilma Rousseff (PT) da Presidência, do processo lawfare que prendeu Lula e da ascensão da extrema-direita, na figura de Jair Bolsonaro, ao poder

(Reprodução)
Combinando imagens e texto emocionantes, o Netflix lançou nesta quarta-feira (5) o primeiro trailer do documentário “Democracia em Vertigem”, da diretora brasileira Petra Costa. O filme revela os bastidores do golpe parlamentar que derrubou Dilma Rousseff (PT) da Presidência, do processo lawfare que prendeu Lula e da ascensão da extrema-direita, na figura de Jair Bolsonaro, ao poder. Segundo descrição do próprio Netflix, o filme, que estreia no dia 19 de junho em mais de 190 países, é “um alerta em tempos de democracia em crise”. “Neste retrato de um dos períodos mais dramáticos da história do Brasil, o político e...

Combinando imagens e texto emocionantes, o Netflix lançou nesta quarta-feira (5) o primeiro trailer do documentário “Democracia em Vertigem”, da diretora brasileira Petra Costa. O filme revela os bastidores do golpe parlamentar que derrubou Dilma Rousseff (PT) da Presidência, do processo lawfare que prendeu Lula e da ascensão da extrema-direita, na figura de Jair Bolsonaro, ao poder.

Segundo descrição do próprio Netflix, o filme, que estreia no dia 19 de junho em mais de 190 países, é “um alerta em tempos de democracia em crise”.

“Neste retrato de um dos períodos mais dramáticos da história do Brasil, o político e o pessoal estão entrelaçados. Através de relatos de seu complexo passado familiar e acesso sem precedentes a líderes do passado e do presente – incluindo os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff, a cineasta Petra Costa analisa a ascensão e queda desses governantes e a consequente polarização de uma nação”, diz o texto.

Filmado ao longo de três anos, “Democracia em Vertigem” concorre na categoria documentário internacional e terá seis exibições no Festival de Cinema de Sundance, de quinta (24/1) a domingo (27/1) em Park City, nos Estados Unidos. O filme foi selecionado para ter sua première na noite de abertura do festival, que aconteceu nesta quinta-feira, às 18h30 (23h30 no horário de Brasília), no Egyptian Theatre. Os ingressos estavam esgotados.

Veja também:  Maria Rita vai para cima de Moro: "acha que o povo é trouxa"

O documentário mostra os bastidores da polarização política que culminou no impeachment da presidenta Dilma Rousseff, em 2016, e na ascensão da extrema-direita ao poder.

As jornadas de junho de 2013, as investigações da Lava Jato, a prisão do ex-presidente Lula e a eleição de Bolsonaro compõem o cenário de uma narrativa pessoal, pincelada de referências autobiográficas e imagens exclusivas. Neste percurso, Petra indaga: O Brasil, afinal, vive uma democracia de alta intensidade ou o desmantelamento da democracia?

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum