13 de novembro de 2018, 20h58

“O PT caminhou fortemente para o Nordeste”, afirma cientista político

Segundo Alberto Carlos de Almeida: “Bancada do PT na Câmara eleita no Nordeste é maior ou próxima da soma das bancadas de SP e MG desde 2006”

A força do PT no Nordeste – Foto: Ricardo Stuckert

Nas últimas eleições presidenciais, Nordeste se consolidou, definitivamente, como o principal reduto do Partido dos Trabalhadores no Brasil. Essa evolução do PT na região não é um fato isolado e nem recente. Segundo informação do cientista político Alberto Carlos de Almeida, “desde 2006 a bancada de deputados federais do PT eleita no Nordeste ou é maior ou é muito próxima da soma das bancadas de São Paulo e Minas. O PT caminhou fortemente para o Nordeste”, tuitou.

Essa realidade da região Nordeste vem muito amparada nas muitas conquistas sociais proporcionadas pelos governos do PT, tanto de Luiz Inácio Lula da Silva quanto de Dilma Rousseff. Um dos destaques é o Bolsa Família, que ajudou a retirar milhões de pessoas da linha da miséria, beneficiando hoje quase 14 milhões de brasileiros.

Vale ressaltar que o PT obteve importantes vitórias nas últimas eleições. Além de ter conquistado a maior bancada da Câmara dos Deputados, com 56 parlamentares, o partido elegeu o maior número de governadores.

Serão, a partir de 2019, quatro estados da federação comandados pelo partido do ex-presidente Lula: Bahia, com Rui Costa; Piauí, com Wellington Dias; Ceará, com Camilo Santana e Rio Grande do Norte, com Fátima Bezerra – a única mulher eleita governadora em 2018.

Acompanhem a evolução:

Fórum precisa ter um jornalista em Brasília em 2019. Será que você não pode nos ajudar nisso? Clique aqui e saiba mais