Imprensa livre e independente
03 de dezembro de 2011, 22h36

Ônibus Hacker: muitas idéias vão circular por aí

Um veículo chama a atenção dos participantes do Festival de Cultura Digital.Br estacionado no Museu de Arte Moderna (MAM), do Rio de Janeiro, onde acontece o evento de 2 a 4 de dezembro. É o Ônibus Hacker, que fez sua primeira viagem na última sexta-feira, saindo de São Paulo até o Rio, com 32 passageiros. Após a arrecadação de doações, o ônibus foi adquirido pela Transparência Hacker, um coletivo que defende o uso da tecnologia para fins de interesse da sociedade. Foram três meses, 464 doadores, atingindo o valor necessário para a compra: R$ 58.593. O mais interessante é o...

Um veículo chama a atenção dos participantes do Festival de Cultura Digital.Br estacionado no Museu de Arte Moderna (MAM), do Rio de Janeiro, onde acontece o evento de 2 a 4 de dezembro. É o Ônibus Hacker, que fez sua primeira viagem na última sexta-feira, saindo de São Paulo até o Rio, com 32 passageiros.

Após a arrecadação de doações, o ônibus foi adquirido pela Transparência Hacker, um coletivo que defende o uso da tecnologia para fins de interesse da sociedade. Foram três meses, 464 doadores, atingindo o valor necessário para a compra: R$ 58.593. O mais interessante é o que a galera pretende fazer com o ônibus: sair por aí levando a tecnologia para inúmeros lugares. Uma das propostas é levar oficinas a pequenos municípios (até 5 mil habitantes) chacoalhando a realidade local.

O grupo pretende equipar o ônibus, deixando-o super conectado, com webcam, 3G etc. Como tudo é construído colaborativamente, o grupo já teve várias idéias. A primeira foi grafitá-lo. As viagens serão monitoradas por um sistema como o Google Street View, onde serão filmadas as imagens fora do ônibus e disponibilizadas em Creative Commons.

Veja também:  "Se atitude significa ser subserviente, não é realmente o nosso caso", rebate Flávio Dino a Dória

Outra idéia é lançar um aplicativo “Adote um Km”, para quem quiser a presença do ônibus em sua cidade e quem mais desejar colabore com os custos (IPVA, manutenção, combustível).

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum