Texto da colaboradora Marcela Barroso

Para a maioria dos homens, vestir-se mal é ser “macho”. Não, não é. Isso se chama ser relaxado. Antes de falarmos da moda masculina em si, é interessante perceber como os homens se relacionam com esse assunto. Há aqueles que não se interessam pelo assunto e geralmente não compram as próprias roupas. Quando compram, é somente itens básicos, sem se preocupar com corte ou mesmo com o tamanho. Além disso, eles raramente possuem mais peças do que o mínimo para viver.

Existem também aqueles que têm um mínimo de interesse, que é mais calcado no valor social do que a roupa que escolheram. Só se vestem para parecerem mais “ricos’ ou para conquistar através de uma falsa imagem de que têm dinheiro. Hoje em dia, esse grupo é muito identificado pelas polos listradas com uma logo enorme da marca de preferência no peito. Ainda assim, para eles, vestir-se bem entra no mérito da sexualidade, então preferem ficar no que é seguro para a sua sexualidade: pode até ser feio, mas pelo menos não é “relaxado”.

E finalmente temos aqueles que desenvolvem um estilo próprio, que se interessam e buscam informação pela moda. Quando não são gays, acabam sendo taxados de, devido aos seus interesses – e por sinal, não é isso que dizem dos metrossexuais?.

Vale lembrar também que a moda, atualmente tida como assunto “feminino” pela sociedade, sempre foi um conceito mais forte entre os homens, na verdade. Monarcas sempre gastaram horas se ornamentando para demonstrarem luxo e poder. Por exemplo, o salto alto foi recurso criado pelo rei da França, o famoso Luís XIV, para parecer mais alto e consequentemente, mais poderoso.
Louis_le_Grand;_HarnasMesmo assim, sempre que o assunto é moda masculina, muitos fazem aquela pergunta óbvia: “se o homem gay é mais moderno e sinônimo de bom gosto para se vestir, porque não o homem hétero?” A resposta é simples, além de óbvia. Homens gays tendem a ser mais abertos a novidades. E isso inclui a moda.
noivo5Em geral, eles acompanham mais as últimas tendências do mundo da moda, suas informações e pensam mais no próprio estilo, além de desenvolver melhor sua própria imagem. Os héteros costumam ter essa postura só quando estão inseridos em um ambiente em que a imagem é disassociada da sexualidade. Afinal, a moda nada mais é do que expressar o melhor que temos dentro de nós, a nossa personalidade.
Leia a Artigo Masculino, nossa coluna de moda, todas as segundas em Os Entendidos.

Comentários

Comentários