Os Entendidos

Os Entendidos

Debater a diversidade com bom humor.

12 de outubro de 2016, 20h37

Angélica desponta na década de 80 com hit “Vou de táxi”

E no dia dedicado às crianças, a coluna “Nossa Senhora do Comeback” revisita o disco da apresentadora Angélica lançado pela CBS em 1988, que deslanchou sua carreira à frente do programa “Clube da Criança“, na extinta Rede Manchete, ocupando o espaço deixado por Xuxa Meneghel. Nascida em Santo André/SP, Angélica deu seus primeiros passos na […]

E no dia dedicado às crianças, a coluna “Nossa Senhora do Comeback” revisita o disco da apresentadora Angélica lançado pela CBS em 1988, que deslanchou sua carreira à frente do programa “Clube da Criança“, na extinta Rede Manchete, ocupando o espaço deixado por Xuxa Meneghel.
nossa senhora do comebackNascida em Santo André/SP, Angélica deu seus primeiros passos na mídia como modelo aos 5 anos de idade. Figurando em propagandas televisivas e comerciais em jornais e revistas (em especial da editora Bloch), logo fez parte de um grupo vocal infantil chamado “Ultraleve“, que não deu certo.  Foi o diretor Maurício Sherman, vendo-a passar pelos corredores da emissora Manchete no Rio de Janeiro, que lhe deu a primeira oportunidade de apresentar dois programas com apenas 12 anos: “Shock“, de vídeo-clipes e o “Nave da Fantasia“. Com a ida da Xuxa Meneghel para a Rede Globo, logo foi escalada para substituí-la. Foi neste programa que Angélica passou a obter maior destaque.
A experiência enquanto integrante do “Ultraleve“, apesar de não ter acontecido, não fez com que a loira se desviasse da rota da música: É possível vê-la cantar uma primeira versão de “Eu digo sim” (Carlos Pedro/Ed Wilson/Paulo Ricardo), com uma letra mais picante em seu programa. Porém, não cativou o público a ponto da CBS (atual Sony Music)  se interessar em bancar o seu primeiro disco. O produtor cubano Oscar Gomez, responsável pelo sucesso do grupo Dominó e do cantor Fábio Júnior na companhia, foi escalado para encontrar as músicas que formariam o repertório do seu álbum, mas, desistindo, solicitou o desligamento da loira na gravadora. A salvação veio com a chegada do produtor Marco Mazzola, que, discordando da decisão, enxergou seu potencial , uma vez que Angélica tinha em suas mãos a melhor ferramenta para divulgar suas músicas em cadeia nacional: O seu próprio programa de TV. Era apenas necessário encontrar a música certa.
marco_mazzola
Em sua biografia “Ouvindo Estrelas” (Editora Planeta/2011), Marco conta que ao fazer uma viagem à Europa, dentro do avião, escutou a canção que catapultaria a carreira da Angélica como cantora. Era “Joe le taxi“, gravada por uma francesinha de 14 anos chamada Vanessa Paradis. O bastante para que fosse encomendada uma versão em português escrita pelo cantor Byafra e por Aloysio Reis. Com arranjo recriado por Lincoln Olivetti e apoio do seu parceiro Robson Jorge, “Vou de táxi” foi um hit instantâneo, apesar de não ter sido tão bem aceita inicialmente pelos pais da Angélica. A música não tinha cunho infantil e nem era direcionado às crianças. Havia certo erotismo na letra com alusões à masturbação feminina (Mas no banho/foi só me tocar/de repente/lembrei do teu olhar) e à efemeridade do sentimento (Tava morrendo de saudade/Mas nem lembro do teu nome). Bancando o estilo “Lolita” no visual, a música colou e ficou entre as mais tocadas naquele ano, com direito à muitas aparições nos programas “Globo de Ouro” e até mesmo no “Xou da Xuxa“.
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=KicpifxVnFc&w=560&h=315]
Angélica teve dois vídeo-clipes para “Vou de táxi“: Um produzido por Roberto Talma para o programa do “Fantástico” (um remake de “A Lagoa Azul“), apresentado por William Bonner e outro bancado pela CBS.
angelica_1988_2
A ideia do produtor do Marco Mazzola era com este disco arrebanhar dois públicos, mesclando temas infantis e canções românticas para os adolescentes. Percebe-se uma intenção de torná-la uma espécie de Wanderléa em fase áurea na Jovem Guarda dos anos 80, regravando versões de músicas famosas em inglês, entre a fossa (Vide “Primeiro amor”, versão para “If” do Bread, também escrita por Byafra e Aloysio Reis), releituras como “Eu não sabia que você existia“, sucesso da dupla Leno e Lílian de 1966 e dançantes como a própria “Eu digo sim“, revisitada com uma letra atualizada e com maior foco no rock.
Facilitou também ter duas canções usadas como temas dos filmes em que estrelou ao lado dos humoristas “Os Trapalhões”, sempre acompanhada do grupo Dominó: O dueto “As palavras” que foi usada para “Os Heróis Trapalhões/Uma Aventura na Selva” e “Nosso amor é uma festa” (Piska) para “Os Trapalhões Na Terra dos Monstros”.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=m8qFNcNW-Ls]

Seguindo a tendência de cantar temas para super-heróis, Super Cat (Toei Animation) foi composta por Lincoln Olivetti e Claudia Olivetti para o desenho exibido em seu programa. Edgard B. Poças, também reconhecido por ser um dos compositores que mais se dedicaram a escrever temas infantis para a Turma do Balão Mágico, colaborou também neste primeiro disco da Angélica: a pop “Milk shake” (versão para “Iko Iko”) e “Coração na multidão“, com ambientação feita por uma banda de jazz, com participação do baterista Wilson das Neves no ritmo.
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=cqj_qds0wFM&w=560&h=315]
Com tamanha exposição, Angélica logo virou mania nacional, tornou-se um produto rentável (seu nome levou marca na seção de brinquedos, papelaria e perfumaria) com identidade própria, numa década em que suas concorrentes Xuxa e Mara Maravilha disputavam o mesmo público em suas respectivas emissoras. O disco foi um sucesso, confirmando as apostas que seu produtor fonográfico, Marco Mazzola havia feito. Logo depois, Angélica recebeu das mãos do apresentador Gugu Liberato no palco do programa “Viva A Noite” do canal SBT,  o certificado duplo de platina pelas vendas superiores a 500 mil unidades do seu disco. Até o final daquele ano de 1988, chegaria à casa do milhão. O LP que completa 28 anos em Outubro permanece inédito em formato digital, sem nunca ter recebido uma reedição comemorativa.