Os Entendidos

Os Entendidos

Debater a diversidade com bom humor.

04 de fevereiro de 2018, 17h43

A poesia e a crítica, Antonio Cicero

Publicado ano passado pela Companhia das Letras, A poesia e a crítica, de Antonio Cicero, reúne um conjunto de textos no qual o filósofo e poeta discorre sobre como percebe a poesia e o seu modo de ser vista pela crítica. Ao longo dos 13 ensaios presentes nessa organização, Cicero não discorre apenas sobre a […]

Publicado ano passado pela Companhia das Letras, A poesia e a crítica, de Antonio Cicero, reúne um conjunto de textos no qual o filósofo e poeta discorre sobre como percebe a poesia e o seu modo de ser vista pela crítica.

Ao longo dos 13 ensaios presentes nessa organização, Cicero não discorre apenas sobre a poesia enquanto poesia pura, organizada em versos. Ele se permite pensar além. Ele pensa o poético também em romances; o seu fazer; as necessidades do poeta para a construção do poema como um trabalho que demanda o não-trabalho convencional, inserido no modelo de produção capitalista (considerando aqui a questão por um viés econômico, produtivo).

Tudo isso recheado de referências, inserções de poemas e de análises tão profícuas e profundas que evidencia toda a erudicidade do escritor e que, embora haja pontos em que eu discorde dele, por termos concepções distintas sobre o literário e a literatura, não faz com que eu deixe de me render a argumentação de Cicero como algo que, baseada em conceitos e pontos de partida específicos, válida.

De longe, o primeiro ensaio foi o que mais me chamou atenção, justamente por pôr a questão da poesia nos encontros e desencontros, por ele falar das relações por ele cultivadas quando de sua estadia em Londres, no mesmo momento em que figuras como Caetano e Gil lá encontravam-se em exílio por conta da Ditadura Militar.

Este ensaio em específico torna-se mais do que se pretende, pois acaba por ser um testemunho de parte da história do Brasil e do modo como os por ela afetados diretamente viveram o momento.

Para quem tem curiosidade sobre poesia e crítica e quer uma excelente leitura recheada de referências ou que trabalha com o assunto, seja como poeta ou como crítico, A poesia e crítica, de Antonio Cicero é uma deliciosa pedida.

Link para compra na Amazon: http://amzn.to/2FKWvH3