12 de junho de 2018, 13h42

Pesquisa aponta Marília Arraes, do PT, como grande favorita ao governo de Pernambuco

Em eventual segundo turno, de acordo com levantamento Datamétrica, ela receberia a maioria dos votos dos adversários Paulo Câmara e Armando Monteiro

Foto: Matheus Bernardes/PT

Marília Arraes, candidata do PT ao governo de Pernambuco, aparece como favorita às eleições para o governo de Pernambuco, segundo levantamento Datamétrica, realizado entre os dias 8 e 9 de junho, de acordo com informações do Diário de Pernambuco. Embora a pesquisa estimulada de primeiro turno apresente equilíbrio entre os três primeiros pré-candidatos, Paulo Câmara (PSB), Marília Arraes e Amando Monteiro (PTB), em um cenário de eventual segundo turno, na disputa entre Marília e Paulo, a candidata do PT recebe a maior da parte dos votos de Armando: 44% para ela e 24% para ele.

Além disso, na hipótese de um segundo turno entre Marília e Amando, ela fica com 31% e ele com 19%. A frequência de eleitores de Marília que, diante de um cenário de segundo turno sem ela, afirmaram que não votariam em ninguém, chama a atenção. São 53% de eleitores que não votariam em nenhum dos dois candidatos.

A pesquisa de primeiro turno indica Paulo Câmara, com 20%; Marília Arraes, com 17%; e Armando Monteiro, com 14%. Os outros pré-candidatos, Júlio Lóssio, Danielle Portela e Coronel Meira, apareceram cada um com 2%, 2% e 1%, respectivamente.

Armando Monteiro e Marília Arraes têm graus de conhecimento semelhantes: 23% consideram conhecê-lo bem e 54% de ouvir falar. No caso de Marília, 20% dizem conhecê-la bem e outros 51% de ouvir falar. Dos principais candidatos, Marília é a única novata em disputas majoritárias e recente na política. Portanto, a que tem mais potencial de crescimento em função do aumento de conhecimento que acontecerá durante a campanha.