10 de agosto de 2018, 12h25

Pesquisa XP sem Lula indica Haddad na segunda colocação

No cenário onde aparece, o ex-presidente Lula continua em primeiro lugar, com 31%, seguido por Jair Bolsonaro, com 19%

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Uma nova rodada de pesquisa, realizada pela XP Investimentos indica um aumento significativo no desempenho de Fernando Haddad (PT), em um cenário onde Lula não aparece. O ex-prefeito de São Paulo já alcança a segunda colocação, com 13% das intenções de votos, quando seu nome está associado ao do ex-presidente. Nesse caso, em primeiro lugar está Jair Bolsonaro (PSL), com 21%.

Segundo o levantamento, Marina Silva (Rede) fica em terceiro, com 10%, seguida por Geraldo Alckmin (PSDB), com 9%, e por Ciro Gomes (PDT), com 7%. Álvaro Dias (Podemos) aparece com 5%, seguido por Manuela D’Ávila (PCdoB), quando era candidata, com 3%, Henrique Meirelles (MDB) com 2% e Guilherme Boulos (PSOL), 0%. Os eleitores que não responderam somam 1%, brancos e nulos ou que não votam em ninguém, 26%.

Já no cenário onde aparece Lula, o ex-presidente ganha a disputa, com 31% das intenções de votos, seguido por Bolsonaro (19%), Alckmin (9%), Marina (9%), Ciro (6%), Álvaro Dias (5%), Manuela e Meirelles com 2% cada, João Amoêdo (Novo), 1%, e Boulos com 0%, mesmo percentual dos que não responderam. Brancos e nulos ou que disseram que não votarão em ninguém, 15%.

Foram efetuadas 13 mil entrevistas durante os meses de maio, junho, julho e agosto. A pesquisa tem margem de erro de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos.