ASSISTA
25 de agosto de 2013, 12h41

Pinheirinho – Um ano depois

Documentário mostra como vivem as famílias que moravam na comunidade desocupada violentamente pela PM em São José dos Campos. Assista na íntegra

Documentário mostra como vivem as famílias que moravam na comunidade desocupada violentamente pela PM em São José dos Campos. Assista na íntegra  

Da Redação 

(Arte: Juliana Amoasei Reis)

Foi lançado na última sexta-feira (23), no YouTube, o documentário Pinheirinho – Um ano depois. Com direção de Lucas Lespier, o filme mostra como vivem as famílias que moravam na comunidade do Pinheirinho, em São José dos Campos, um ano após a violenta reintegração de posse realizada pela PM paulista no dia 22 de janeiro de 2012.

“A ideia principal era que o filme não seria sobre o que ocorreu no Pinheirinho, mas sobre as pessoas que foram desocupadas e ainda sofriam, por tempo indeterminado, a violência da desocupação iniciada na truculenta ação da Polícia Militar de São Paulo à mando do governador do estado”, explica José Rogério Beier, um dos realizadores do documentário, no seu blog Hum Historiador.

O documentário foi custeado de forma colaborativa na internet. Através de uma campanha de crowdfunding, realizada no site Catarse, o projeto arrecadou R$ 10.000.

“Quando o projeto conseguiu atingir sua meta no Catarse, ficamos aliviados. Com o dinheiro foi possível comprar alguns equipamentos para poder fazer melhores entrevistas na realização do filme. Além disso, também seria possível pagar um lanche para a equipe que se deslocasse até São José dos Campos para as filmagens que duravam um dia inteiro”, diz Beier.

Agora disponibilizado na íntegra para livre divulgação, o documentário teve sua primeira projeção realizada em São José dos Campos, no Campão. O local é onde os moradores do Pinheirinho se reuniam e fica no Campo dos Alemães, bairro ao lado de onde era a comunidade que foi desocupada.

Assista na íntegra o documentário Pinheirinho – Um ano depois.