Prefeito de Curitiba nega racismo estrutural ao comentar eleição de primeira vereadora negra

Rafael Greca também disse que cor de pele é "apenas uma contingência de quem foi criado mais perto do Equador"

Escrito en POLÍTICA el

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM), reeleito em primeiro turno nas eleições deste ano, negou a existência de racismo estrutural ao comentar sobre a eleição da primeira vereadora negra da cidade, Carol Dartora (PT). A declaração foi feita em entrevista à GloboNews, neste sábado (5).

"Eu discordo da vereadora que aqui haja um racismo estrutural. Eu cresci em uma casa onde a engenheira Enedina Marques era colega do meu pai e conosco estava sempre", disse Greca, citando a primeira mulher e a primeira negra a se formar em engenharia no país.

Em seguida, ele amenizou seu comentário. "Pode ser que isso exista. Mas eu desejo a ela toda felicidade do mundo. Ela é uma boa professora, está começando o mestrado em História, dei meu livro a ela de presente", disse. Carol Dartora, no entanto, faz Doutorado em História.

O prefeito da capital paranaense continuou negando desigualdades raciais ao dizer que cor de pele não é um "diferencial", mas sim uma "contingência" de quem foi criado mais perto da linha do Equador.

"Espero que as pessoas sejam iguais pela sua esperança, pelo seu coração. Não que a cor da pele seja um diferencial. A cor da pele é apenas uma contingência de quem foi criado mais perto [da linha] do Equador, com mais sol. Quem foi criado mais longe do Equador foi criado com pele mais clara. Mas nós somos todos iguais", afirmou.

https://twitter.com/caroldartora13/status/1335229566743416834

A repórter Andréia Sadi então questionou o prefeito se ele tinha algum secretário negro. Greca só conseguiu citar o comandante da Guarda Municipal, um cargo de segundo escalão.

A vereadora Carol Dartora criticou as declarações do prefeito nas redes sociais. "Greca disse que não existe racismo estrutural e que até conviveu com Enedina Alves. É um absurdo o prefeito de uma capital tão desigual, que revela sua segregação racial tão nitidamente, promover esse discurso que invisibiliza nossa luta", escreveu,

"Depois dessa fala do Greca estou me perguntando se realmente nasci em Curitiba ou perto da linha do equador. Tudo uma questão de determinismo geográfico", ironizou em outra publicação.

https://twitter.com/caroldartora13/status/1335243148923121666