Haddad compara entrevistas de Jereissati e ironiza: “A segunda foi dita para que a primeira fosse esquecida”

Em setembro de 2018, o senador tucano disse que o PSDB cometeu “erros memoráveis”, mas agora responsabilizou o PT pela ascensão de Bolsonaro

Fernando Haddad (Foto: Filipe Araujo/Fotos Públicas)
Escrito en POLÍTICA el

O ex-prefeito de São Paulo e ex-presidenciável, Fernando Haddad (PT), usou o Twitter para ironizar o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE). Com o meme “11h59, 00h00”, o petista quis demonstrar como o tucano muda de posição facilmente.

Haddad comparou respostas de Jereissati em duas entrevistas e disse que “a segunda foi dita para que a primeira fosse esquecida”.

Na primeira entrevista, ao jornal O Estado de S. Paulo, em setembro de 2018, o senador avaliou a trajetória recente do PSDB.

“O partido cometeu um conjunto de erros memoráveis. O primeiro foi questionar o resultado eleitoral. Começou no dia seguinte (à eleição). Não é da nossa história e do nosso perfil. Não questionamos as instituições, respeitamos a democracia. O segundo erro foi votar contra princípios básicos nossos, sobretudo na economia, só para ser contra o PT. Mas o grande erro, e boa parte do PSDB se opôs a isso, foi entrar no governo Temer. Foi a gota d’água, junto com os problemas do Aécio (Neves). Fomos engolidos pela tentação do poder”.

“Demonização”

Já em entrevista para O Globo, publicada neste domingo (14), Jereissati deu a entender que Jair Bolsonaro é consequência da “demonização” do PSDB pelo PT, quando o que ocorreu foi justamente o contrário.

Questionado se a oposição do PSDB ao PT, principalmente na eleição de 2014, contribuiu para o antipetismo, o senador respondeu: “Não foi nem a oposição do PSDB ao PT. Quando o PT fez o ‘nós e eles’ visou principalmente o PSDB, demonizou os nossos governos, neoliberalistas, os nossos candidatos, todo o primeiro governo do Lula tinha o negócio da herança maldita. Tudo era feito para demonizar o PSDB. Isso fez com que os eleitores do PSDB acabassem nas mãos da extrema direita, que criou o Bolsonaro”.

https://twitter.com/Haddad_Fernando/status/1360920805375377413