Semipresidencialismo é criticado por Fernando Haddad

“A vítima é a mesma: a soberania popular”

Fernando Haddad (Foto: Ricardo Stuckert)
Escrito en POLÍTICA el

Por meio de seu perfil no Twitter, o ex-prefeito de São Paulo e ex-presidenciável Fernando Haddad, criticou o movimento que se ergue na Câmara dos Deputados para tentar aprovar o semipresidencialismo no Brasil e que a tentativa fere a soberania popular.

“O impeachment sem crime, a fraude eleitoral de 2018 e o semipresidencialismo são três atos da mesma peça de teatro. A vítima é a mesma: a soberania popular. Imagine o Congresso escolher o chefe de governo.”

Leia também: Semipresidencialismo é a nova tentativa de Lira desviar do impeachment

https://twitter.com/Haddad_Fernando/status/1417068225255383041?s=20

Ao falar de “impeachment sem crime”, Haddad se refere ao Golpe de 2016 que culminou na retirada sem crime da presidenta Dilma Rousseff, na prisão de Lula por um juiz parcial, e na eleição de Jair Bolsonaro.

Arthur Lira, presidente da Câmara, falou publicamente sobre mudar a forma de governo do país para o semipresidencialismo em 2026.

O jornal Estadão, relatou que Lira está articulando a alteração com seus aliados por meio de uma proposta de emenda à Constituição (PEC).

Pressionado pelos 126 pedidos de impeachment contra Jair Bolsonaro, Lira só tenta enterrar a discussão sobre o impeachment em definitivo e ampliar os poderes do Congresso.

Cabe ao presidente da Câmara dar andamento ao processo de impeachment, mas Lira disse não ver ambiente político para isso e reagiu às cobranças. “Não posso fazer esse impeachment sozinho”, afirmou o deputado.