NA MODA

Boné CPX vira sensação nas redes após Lula usar durante visita ao Complexo do Alemão

O comunicador e ativista Rene Silva, morador da comunidade, diz que não para de receber mensagens de pessoas querendo comprar o acessório

Lula e o boné que ficou famoso.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Rene Silva, fundador e editor-chefe do jornal Voz das Comunidades, no Complexo do Alemão, usou as redes sociais para informar que a visita do ex-presidente Lula (PT) ao local que abriga um dos maiores conjuntos de favelas do Rio de Janeiro foi um sucesso.

Um dos fatores que comprovam a afirmação foi a procura pelo boné com as letras CPX, usado por Lula. “Quem tá querendo comprar o boné CPX??? Só pra eu saber quantos somos, tô recebendo muitas mensagens de pessoas pedindo”, postou o comunicador e ativista Rene.

O deputado federal Alexandre Frota, ex-tucano, foi um dos que adquiriram o item. Apoiador do ex-presidente, o parlamentar postou uma foto usando o boné, com a frase: “Vamos, Lula. O meu chegou”.

Lula arrastou uma multidão durante passagem pelo Complexo do Alemão. Para além das fotos e vídeos que circularam nas redes, uma imagem despertou a curiosidade de muita gente: o ex-presidente apareceu usando um boné preto. Na parte frontal há uma sigla bordada na cor vermelha: CPX.

A sigla é simplesmente a abreviação para "Complexo”. Assim é usada pelos movimentos sociais e culturais para se referir às regiões do Rio de Janeiro que formam um complexo de favelas. São elas:

- Complexo do Alemão ou CPX Alemão;

- Complexo da Penha ou CPX Penha;

- Complexo da Maré ou CPX Maré;

- Complexo do Salgueiro ou CPX Salgueiro. 

Além de ser utilizada para agregar o conjunto de favelas, a sigla CPX também é muito usada na internet como forma de facilitar na hora da digitação. 

Diante do sucesso do ato de Lula no Complexo do Alemão, bolsonaristas criaram uma fake news sobre a sigla e a relacionaram ao tráfico de drogas na região. Perfis de apoiadores de Jair Bolsonaro (PL), que associaram a sigla ao crime, compartilharam imagens de fuzis, por exemplo, com o termo.

Rene, que apareceu ao lado de Lula nas fotos, foi às redes rebater as mentiras. “Desde sempre CPX é abreviação de Complexo. Assim como usam BXD para Baixada e RJ para Rio de Janeiro”, disse.

Em maio, Rene Silva convidou Lula para visitar o Alemão

No início de maio, Rene tinha usado as redes sociais para fazer um convite ao ex-presidente. “E aí, Lula! Vai brotar aqui no Complexo do Alemão? Estamos te esperando novamente. Você foi o presidente que mais veio aqui durante seu mandato. Brota, que estamos te aguardando”, postou Rene. Lula foi e não se arrependeu: foi recebido por milhares de pessoas que o apoiam e ainda ganhou homenagens.