ELEIÇÕES 2022

Comitê da campanha de Bolsonaro em Brasília vira sede do golpe contra resultado das eleições

QG do golpe, em Brasília, funciona a todo vapor, sob comando do general Braga Netto, candidato a vice da chapa derrotada no segundo turno

Mansão em Brasília que foi sede da campanha de Bolsonaro.Créditos: Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

A casa no Lago Sul de Brasília que foi alugada para sediar o comitê da campanha de Jair Bolsonaro à reeleição tornou-se, desde a derrota, sede do golpe contra o resultado do pleito. A revelação é dos jornalistas Sarah Teófilo e Rodrigo Rangel, do Metrópoles. A mansão havia sido, antes do aluguel pelos bolsonaristas, sede da Precisa Medicamentos, empresa que esteve no centro dos escândalos do governo Bolsonaro durante a pandemia de Covid. 

O general Braga Netto e seus assessores trabalham diariamente na casa. Vários deles são oficiais das Forças Armadas. Lìderes do “bolsonarismo raiz” frequentam o “QG do Golpe”. Segundo o Metrópoles, quem estava lá com o general na última quinta-feira (17), era o ex-ministro e deputado federal Osmar Terra, conhecido negacionista. O tema central dos trabalhos, segundo o próprio Terra, é o desmoralizado “relatório de auditoria” das urnas eletrônicas supostamente elaborado pelo PL. O partido confirma que o relatório está sendo elaborado, será concluído em dezembro, mas negou as versões segundo as quais ele apontaria “fraude” no pleito. 

Outras pessoas que estiveram na equipe de campanha de Bolsonaro também frequentam o local. É o caso do coronel da reserva do Exército Marcelo Azevedo, que foi tesoureiro do comitê bolsonarista.

Há um fluxo intenso na casa, segundo os jornalistas do Metrópoles: “O entra-e-sai é permanente. O endereço tem servido ainda para reuniões com manifestantes que engrossam os protestos antidemocráticos. É uma evidência importante sobre a cadeia de comando das manifestações nas portas de quartéis e nas estradas questionando o resultado das eleições”.