DIPLOMAÇÃO

Lula detona Bolsonaro na diplomação: "Nação foi envenenada com mentiras produzidas no submundo das redes sociais"

Presidente eleito fez uma lista de irregularidades praticadas pela campanha do atual presidente durante cerimônia de diplomação

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Alexandre de Moraes (TSE). Lula durante cerimônia de diplomação.Créditos: Reprodução/TV Fórum/TSE
Escrito en POLÍTICA el

Em discurso proferido na tarde desta segunda-feira (12) durante sua cerimônia de diplomação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) detonou o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) e todo o espectro político que se identifica com seus discursos de ódio. Diplomados, Lula e Geraldo Alckmin (PSB), seu vice, tomam posse em primeiro de janeiro em nova cerimônia.

Querem nos calar! A Fórum precisa de você para pagar processos urgentes. Clique aqui para ajudar

“Essa não foi a eleição de candidatos de partidos políticos com programas distintos, mas a disputa entre duas visões de mundo e de governo. De um lado o projeto de reconstrução do país com ampla participação popular, de outro lado um projeto de destruição do país ancorado em uma indústria de mentiras e calúnia jamais vista ao longo da história. Não foram poucas as tentativas de sufocar a voz do povo e a democracia, afirmou Lula.

O presidente eleito ainda recordou uma série de eventos de violência política, difusão de mentiras, assédio eleitoral, abuso de recursos públicos e outras estratégias bolsonaristas para vencer as eleições. "Os inimigos da democracia lançaram dúvidas sobre as urnas eletrônicas cuja confiabilidade é reconhecida em todo o mundo, ameaçaram as eleições, criaram obstáculos de última hora para que eleitores não chegassem a seus locais de votação, tentaram comprar os votos os eleitores com falsas promessas e dinheiro farto desviado do orçamento público, intimidaram os mais miseráveis com ameaça de suspensão de benefícios, e os trabalhadores com risco de demissão sumária caso contrariassem os interesses dos seus empregadores”, resumiu.

“Quando se esperava um debate político democrático a nação foi envenenada com mentiras produzidas no submundo da redes sociais. Semearam a mentira e o ódio, e o país colheu uma violência política que só se viu nas páginas mais tristes da nossa história. No entanto, a democracia venceu”, concluiu a fala, antes de agradecer pelo diploma e dedicá-lo aos mais humildes.