NA QUEBRADA

Rene Silva convida Lula para ir ao Complexo do Alemão: “Brota, estamos te aguardando”

O ex-presidente vem adotando como prática visitar comunidades para ouvir das pessoas quais são suas principais necessidades

Complexo do Alemão abriga um dos maiores conjuntos de favelas do Rio.Créditos: Reprodução/Twitter Rene Silva
Escrito en POLÍTICA el

O comunicador e ativista Rene Silva, fundador e editor-chefe do jornal comunitário Voz das Comunidades, do Complexo do Alemão, local que abriga um dos maiores conjuntos de favelas do Rio de Janeiro, usou as redes sociais para fazer um convite ao ex-presidente Lula (PT).

“E aí, Lula! Vai brotar aqui no Complexo do Alemão??? Estamos te esperando novamente! Você foi o presidente que mais veio aqui durante seu mandato! Brota, que estamos te aguardandooooo”, postou Rene.

Lula, que lança oficialmente sua chapa em evento neste sábado (7), vem adotando como prática visitar comunidades. O objetivo é ouvir o que as pessoas têm para falar e suas principais necessidades.

Nesta quinta-feira (5), Lula esteve na Vila Soma, em Sumaré. O local é um bairro surgido da luta por moradia na região de Nova Veneza, em Sumaré, segunda maior cidade da Região Metropolitana de Campinas.

Em junho de 2012, um grupo de famílias ocupou um terreno de aproximadamente 1 milhão de metros quadrados, abandonado desde a falência da empresa Soma Equipamentos Industriais em 1990.

Hoje, aproximadamente 10 mil pessoas vivem no local, que está ganhando o status de bairro, após anos de negociação, que resultaram na instalação de infraestrutura elétrica e emissão de certificados de regularização dos imóveis para os moradores.

Quando esteve em Heliópolis, Lula convocou jovens às urnas

O ex-presidente Lula participou, no dia 21 de abril, de um ato político com jovens e lideranças comunitárias de Heliópolis, bairro da Zona Sul de São Paulo, onde fica a maior favela da capital paulista

O ato foi organizado pela União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região (UNAS) e aconteceu na quadra da entidade. Um telão na parte de fora transmitiu todo o evento para milhares de pessoas que vivem na comunidade. 

A tônica do discurso de Lula foi o incentivo para que os jovens tirem o título de eleitor, cujo prazo para fazê-lo encerrou nesta quarta (4),. 

Em sua fala, o ex-presidente relembrou sua juventude humilde e revelou que, quando tinha por volta dos 16 anos, não se interessava por política. 

“Quando eu tinha 16 anos, dizia que não gostava de política e não gostava de quem gostava. E achava isso o máximo. A gente se acha pleno de virtudes e vê os outros plenos de defeitos. Mas a gente precisa ter noção de que, se a juventude não participar da política, não quiser lutar, é muito difícil a gente mudar o país. Se as pessoas querem mudança e não participam, fica difícil”, alertou.