ELEIÇÕES 2022

Ex-ministro da Justiça de FHC e ator de Pantanal declaram voto em Lula; confira

O ator Marcos Palmeira, conhecido eleitor de Marina Silva, e o advogado e ex-ministro José Carlos Dias apoiarão petista apesar de eventuais críticas; preocupações com democracia e meio ambiente superam diferenças

À esquerda, José Carlos Dias, advogado e ex-ministro da Justiça de FHC; à direita, o ator Marcos Palmeiras. Ambos declararam voto em Lula (PT). Com imagens de José Cruz/Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

O ator Marcos Palmeira, que interpreta Jose Leôncio na novela Pantanal da TV Globo, e o advogado e ex-ministro da Justiça de FHC, José Carlos Dias, declararam apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no primeiro turno das eleições. Ambos são críticos do petista, no entanto declararam que as preocupações com futuro da democracia brasileira e do meio ambiente superaram as diferenças. Os anúncios foram divulgados pela imprensa nesta quarta-feira (21).

José Carlos Dias é também presidente da Comissão Arns, de defesa dos direitos humanos, além de ter sido um dos autores da Carta pela Democracia lida em agosto na Faculdade de Direito do Largo São Francisco (USP), em São Paulo. Ele disse à Folha que a única forma de garantir a defesa da democracia, dos direitos humanos e do meio ambiente é elegendo Lula no primeiro turno.

“Todos sabem da minha amizade com o presidente Fernando Henrique mas considero que nesse momento o voto contra Bolsonaro tem de ser o voto em Lula”, declarou o ex-ministro, enfatizando que essa é uma postura individual e não reflete necessariamente a posição das instituições onde atua.

Já o apoio do ator Marcos Palmeira pode ter sido fruto da capacidade de formar alianças que a chapa lulista tem demonstrado. Palmeira é eleitor declarado de Marina Silva (Rede) – em 2018, ao declarar seu voto, teceu duas críticas ao PT. Ele chegou a ser sondado pela ambientalista para entrar na política, mas acabou negando o convite. De toda forma, o apoio à Lula, declarado no seu perfil no Instagram, veio acompanhado de um vídeo em que sua candidata de preferência declara apoio ao petista, no último dia 12 de setembro.

“Esse apoio não é um cheque em branco dado ao candidato Lula, e sim um compromisso em defesa da Democracia e um olhar mais apurado para as questões ambientais. Cabe a nós, cidadãos, cobrarmos os avanços que desejamos! Juntos por um Brasil mais justo e sustentável”, declarou o ator no Instagram.

O apoio do intérprete de José Leôncio a Lula se junta ao de outros artistas e pessoas públicas que também têm declarado apoio ao petista mesmo tendo críticas ao ex-presidente. O discurso comum entre todos é a necessidade urgente de por um ponto final ao governo Bolsonaro.

*Com informações da Folha.