ELEIÇÕES 2022

Presidente do PL, Valdemar da Costa Neto encontra Alexandre de Moraes e rifa Bolsonaro

A cinco dias das eleições, presidente da legenda vai ao Tribunal Superior Eleitoral e pode largar Bolsonaro por narrativas conspiratórias contra o sistema eleitoral

Valdemar da Costa Neto, presidente do PL.Créditos: Agencia Brasil EBC
Escrito en POLÍTICA el

O presidente do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto, terá uma reunião na tarde desta terça-feira (27) com Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral. Oficialmente, Valdemar quer mostrar os benefícios que uma empresa contratada pelo PL para melhorar as urnas eletrônicas.

Mas de acordo com a coluna de Guilherme Amado, do Metrópoles, o falatório sobre a empresa é apenas um pretexto para o encontro. O real objetivo de Valdemar seria oficializar com Moraes o abandono do presidente Jair Bolsonaro (PL), dada a iminente derrota eleitoral.

Ainda segundo a coluna, o presidente do PL dirá que os problemas de Bolsonaro com a Justiça Eleitoral seriam pessoais do presidente e não envolveriam o partido. Além disso, tentará deixar claro que não apoiará Bolsonaro em possíveis contestações de resultados eleitorais.

Bolsonaro tem feito mais ataques às urnas eletrônicas e ao sistema eleitoral. As bravatas são as mesmas, que “respeitará o resultado de eleições limpas” e que “se as eleições forem limpas, ganhará no primeiro turno”. Ainda ontem, segunda-feira (26) chegou a repetir o discurso em entrevista. Todas pesquisas apontam o ex-presidente Lula (PT) como futuro vencedor das eleições.

Ainda na mesma terça-feira, Moraes terá outro encontro, com o senador Jaques Wagner (PT-BA). Ele é cotado para o Ministério das Relações Exteriores em caso de uma vitória eleitoral do ex-presidente Lula (PT).