NÃO PÔDE FICAR

Presidente da EBC deixa o cargo após compartilhar crítica a apoiadores de Israel

Hélio Doyle foi informado de que sua atitude na rede social não foi bem vista pelo governo e precisou, então, demitir-se

Créditos: Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

Após compartilhar uma postagem do cartunista Carlos Latuff, onde estava dito que “não precisa ser sionista para apoiar Israel, ser um idiota é o bastante”, o então presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), subordinada à Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), Hélio Doyle, perdeu seu cargo na estatal.

Horas depois de repostar a crítica aos apoiadores de Israel, o ministro-chefe da Secom, Paulo Pimenta, chamou Doyle para uma conversa e disse ao jornalista que sua atitude havia deixado o governo desagradado e numa posição embaraçada, uma vez que o Planalto vem fazendo esforços por um cessar-fogo entre Israel e os militantes do grupo Hamas, e tentando viabilizar uma entrada de ajuda humanitária para a população da Faixa de Gaza.

Diante da situação, não coube a Hélio Doyle outra atitude a não ser pedir sua demissão do cargo. Ele foi à rede ‘X’ (antigo Twitter) no fim da tarde desta quarta-feira (18) e fez uma publicação informando o que ocorreu após o compartilhamento da postagem de Latuff e sua decisão de sair do posto.

“O ministro Paulo Pimenta me manifestou hoje seu descontentamento por eu ter repostado, no X, postagem de terceiro acerca do conflito no Oriente Médio. Disse-me que a referida repostagem e sua repercussão na imprensa criaram constrangimentos ao governo, que mantém posição de neutralidade no conflito, em busca da paz e da proteção aos cidadãos brasileiros. Diante disso, pedi desculpas e comuniquei que deixo a presidência da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), agradecendo ao ministro Pimenta e ao presidente Lula pela confiança em mim depositada por todos esses meses”, escreveu o experiente jornalista.