SEGURANÇA

Dino anuncia plano para reduzir roubos de celulares; entenda proposta

Ministro da Justiça e Segurança Pública quer reduzir crime comum nas cidades brasileiras

Flávio Dino anuncia proposta conjunta entre Governo Federal, Anatel e políciasCréditos: Joédson Alves/Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

Em entrevista ao programa Estudio I, da GloboNews, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou que o governo em breve lançará um plano para redução de roubo de celulares no Brasil. A informação foi dada nesta sexta-feira (21).

O ex-governador maranhense, cotado como um dos possíveis presidenciáveis para 2026, concedeu entrevista após Lula publicar decretos que reduzem o acesso a armas ao redor do país.

Além disso, a  implantação do Programa Ação de Segurança Pública, que valorizou os profissionais de segurança pública e garante melhores condições de trabalho e investimento para policiais é coordenado por Dino.

O ministro também anunciou um programa para reduzir a receptação de celulares roubados ao redor do país. Em 2022, mais de 1 milhão de celulares foram roubados no país.

Dino estuda a possibilidade com a Anatel, com as operadores de celulares e com a Febraban para inutilizar celulares roubados, dificultar a receptação, e, assim impedir que os roubos continuem sendo comuns no território nacional.

“Estamos conversando com a Anatel –já houve várias reuniões–, com as operadoras e com a Febraban para dificultar a receptação e o uso de celulares furtados ou roubados”, afirmou o ministro em entrevista.