HISTÓRICO

Edilene Lobo toma posse como primeira ministra negra do TSE

A magistrada foi indicada para o cargo em julho pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Edilene Lobo toma posse como primeira ministra negra do TSE.Créditos: Antonio Augusto/Secom/TSE
Escrito en POLÍTICA el

Edilene Lobo, doutora em direito processual pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), tomou posse como a primeira ministra negra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta terça-feira (8). Ela havia sido indicada para o cargo pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em junho.

Edilene Lobo se tornou ministra substituta após a abertura da vaga de André Ramos Tavares, que se tornou titular na Corte em maio deste ano. A cerimônia de posse da advogada ocorreu em Brasília, na sede do TSE. Alexandre de Moraes, atual presidente do tribunal, se disse honrado em participar do evento com Edilene. 

"Um símbolo de respeito à mulher negra, seja muito bem-vinda ao Tribunal Superior Eleitoral, tenho absoluta certeza que quem ganhou muito foi essa Corte da democracia. Parabéns!", declarou Alexandre.

Veja o vídeo da posse

A ministra possui um extenso currículo acadêmico, com pesquisas na área de direitos humanos, sexualidade, inclusão e visibilidade em processos eleitorais democráticos e tecnologias. Além disso, faz parte da Academia Brasileira de Direito Eleitoral (ABRADEP). 

A ministra Edilene Lobo e a presidente do STF, ministra Rosa Weber (Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE)

A representatividade de Edilene Lobo também foi contemplada pela ex-presidenta Dilma Rousseff, que publicou uma homenagem em seu Twitter. A atual presidente do banco dos BRICS ainda destacou o grande preparo e competência de Edilene, ao referir-se a ela como "merecedora do cargo para o qual foi escolhida".