GUIDO MANTEGA

Gleisi Hoffmann defende Mantega: "um dos brasileiros mais injustiçados de nossa época"

Presidenta do PT defende economista especulado para a presidência da Vale

Governo quer Guido Mantega como presidente da ValeCréditos: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

A deputada federal e presidenta do PT Gleisi Hoffmann fez um texto no Twitter defendendo a indicação do economista Guido Mantega para a presidência do Conselho da Vale.

Mantega é defendido por Lula e pelo governo para assumir a cadeira da maior mineradora do Brasil. O ministro Alexandre Silveira (PSD), que chefia a pasta de Minas e Energia.

Ela relembrou que o economista keynesiano que serviu como ministro da Economia foi perseguido por conta de seu período nos governos Lula e Dilma.

"Vamos falar a verdade sobre Guido Mantega, um dos brasileiros mais injustiçados de nossa época", disse a petista.

Mantega chegou a ser preso pela Lava Jato em um ato bizarro de lawfare e acabou sendo apontado como um dos responsáveis pela crise econômica de 2014. Hoje, a presidenta do PT defende seu legado.

"Pouquíssimos brasileiros são tão qualificados quanto Guido Mantega para compor o Conselho da Vale, uma empresa estratégica para o país e na qual o governo tem participação e responsabilidades, mesmo depois de sua privatização danosa ao patrimônio público. É qualificado para esta ou qualquer outra missão importante, que exija capacidade e compromisso com o país", completou.

"Guido Mantega foi alvo de mentiras e acusações falsas do lavajatismo. Provou sua inocência, foi absolvido de tudo, mas nada vai reparar seu sofrimento pessoal nesses anos de perseguição. Agora virou alvo de mentiras grosseiras por parte da mídia que quer condená-lo ao ostracismo, perpetuando a injustiça. Como não têm argumentos válidos contra ele, atacam uma caricatura desenhada pela falsificação histórica de sua gestão na Fazenda", afirmou.