FAZ O L

No primeiro ano de governo Lula, homicídios caem 6%

Dados do Ministério da Justiça apontam para redução dos crimes violentos

Flávio Dino foi o ministro de Justiça e Segurança Pública do primeiro ano de LulaCréditos: Reprodução/Twitter/flaviodino
Escrito en POLÍTICA el

Uma projeção feita pelo Ministério da Justiça e da Segurança Pública mostra que os homicídios violentos caíram 6% no primeiro ano de governo Lula.

As informações foram divulgadas em um balanço da pasta, que segue sem nome definido para a sucessão do ministro Flávio Dino, indicado para o Supremo Tribunal Federal (STF).

“Temos uma tendência, quase uma confirmação, de redução da ordem de quase 6% [5,7%] dos chamados crimes violentos letais intencionais”, declarou Dino ao apresentar um balanço das ações em dezembro de 2023.

Os dados ainda não são definitivos porque não contam com o mês de dezembro, contudo, o número de 6% tem como base a projeção mais pessimista do governo.

“Em 2021, tivemos 42.721 crimes violentos letais intencionais. Em 2022, foram 42.620. Já para este ano, nossa projeção mais pessimista é que [o total] chegue a, no máximo, 40.173 casos”, detalhou Dino, frisando que, entre janeiro e o início de novembro, foram registrados, em todo o país, 36.854 ocorrências dessa natureza.

Esses dados agregam, por exemplo, os homicídios dolosos, incluindo o feminicídio, a lesão corporal seguida de morte e o latrocínio.

Dino afirma que o número não é espetacular, mas é um avanço frente aos dados dos anos anteriores. "

“Alguém dirá que os resultados não são espetaculares, mas não sou pago para dar espetáculo, e sim para implementar uma política pública nos termos que a realidade permite”, afirmou o ministro. “Mas ninguém conduz uma política pública sozinho. Estou muito feliz com os resultados. Estamos avançando na direção correta. [Se confirmados, os dados preliminares] significam aproximadamente 2,5 mil vidas salvas", afirmou.

Com informações da Agência Brasil.