EXCLUSIVO

60 anos do golpe: “Para nós, sobreviventes, não é passado”, diz ex-ministra presa e torturada

Eleonora Menicucci defende que golpe de 1964 deva ser rememorado "para que não se repita"

A ex-ministra Eleonora Menicucci.Créditos: Carine Wallauer/UOL/Folhapress
Escrito en POLÍTICA el

O golpe de 1964, berço da ditadura civil-militar brasileira que censurou, perseguiu, torturou, prendeu e assassinou defensores da democracia até 1985, está prestes a completar 60 anos. Anualmente, em 1º de abril, entidades da sociedade civil realizam atos e atividades para rememorar os anos de chumbo com o objetivo de homenagear as vítimas e fazer um exercício de memória. 

Apesar da necessidade de se relembrar o golpe de Estado e, assim, evitar que erros do passado sejam repetidos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou em entrevista recente que não quer “remoer o passado”. A declaração veio em resposta a uma pergunta sobre como lidaria com possíveis celebrações dos 60 anos do golpe por parte de integrantes das Forças Armadas - a exemplo do Clube Militar, que já marcou, para o dia 31 de março, um almoço de comemoração. 

"Os generais que estão hoje no poder eram crianças naquele tempo. Alguns acho que não tinham nem nascido ainda (...) O que eu não posso é não saber tocar a história para frente, ficar remoendo sempre, ou seja, é uma parte da história do Brasil que a gente ainda não tem todas as informações, porque tem gente desaparecida ainda, porque tem gente que pode se apurar. Mas eu, sinceramente, eu não vou ficar remoendo e eu vou tentar tocar esse país para frente", prosseguiu o mandatário. 

Para além de dizer que não quer “remoer o passado”, o presidente teria orientado seus ministérios a não realizarem eventos oficiais alusivos aos 60 anos do golpe civil-militar. A ideia seria “apaziguar” a relação com os militares e não tocar em “feridas” que poderiam tensionar a tentativa de reaproximação. 

A postura de Lula com relação ao tema vem gerando críticas por parte de entidades de direitos humanos, políticos de esquerda e sobreviventes do regime civil-militar, a exemplo de Eleonora Menicucci, ex-ministra de Políticas para Mulheres do governo Dilma Rousseff e que, durante a ditadura, foi perseguida, presa e torturada pelos militares

Eleonora Menicucci em sua posse como ministra de Políticas para Mulheres no governo Dilma (Foto: Palácio do Planalto/Divulgação)

Doutora em ciência política e professora titular sênior da Unifesp, Menicucci era - e segue sendo - militante de esquerda nos anos 70 quando foi presa e ficou na mesma cela que Dilma, no Presídio Tiradentes, em São Paulo (SP). 

Em entrevista à Fórum, a ex-ministra sustentou que é preciso rememorar o passado para que as novas gerações entendam o que realmente aconteceu na ditadura civil-militar brasileira. 

"Como ex-presa política e torturada, e tendo pautado minha vida pela consolidação da democracia, acredito que devemos lembrar o passado para não esquecê-lo e, principalmente, para que não se repita nunca mais. 60 anos de 1964 64 só merece ser lembrado para que não seja ocultado, apagado e esquecido", pontua Eleonora Menicucci. 

Segundo a ex-ministra, a ditadura civil-militar "não é passado, principalmente, para nós, como eu, sobreviventes". 

"Lembrar e sobretudo falar significa contar um período de nossa história onde vida humanas foram sacrificadas, assassinadas, torturas, presas e exilada com sangue na defesa de uma jovem democracia. Falar é necessário não só para que não se repita, mas para que as novas gerações possam conhecer a verdadeira história de luta de uma geração de 1968". 

"Ditadura e tortura nunca mais. Lutemos pelo aperfeiçoamento da radicalidade da democracia sem concessões. Nossos governantes sabem disso. A democracia é uma jovem e velha mulher", finaliza. 

Adriano Diogo: não rememorar golpe é "contradição" de Lula

O ex-deputado estadual Adriano Diogo, que participou da resistência armada à ditadura militar, foi preso, torturado e, depois, ajudou a fundar o PT, disse em entrevista à Fórum que a Lula em evitar eventos alusivos ao aniversário do golpe de 1964 não é exatamente nova. 

O ex-parlamentar, que já presidiu a Comissão da Verdade do Estado de São Paulo, relembra que, em 2010, Lula foi contrário a mudar a Lei da Anistia - isto é, defendeu, de certa maneira, o entendimento de que os crimes cometidos na ditadura eram conexos e recíprocos: “Tanto os crimes cometidos pela resistência ao regime militar, como daqueles que participaram na repressão e na defesa do regime militar”. 

O ex-deputado estadual Adriano Diogo (Foto: Alesp/Divulgação)

O petista chama atenção para o fato de que não sabe que “tipo de pressão” o presidente estaria sofrendo para tomar tal atitude. Adriano Diogo relembra, contudo, que Lula teve papel fundamental para o fim da ditadura civil-militar e que foi graças à sua eleição em 2022 que o Brasil não sofreu um novo golpe de Estado. Neste sentido, o ex-deputado avalia que o presidente cai em contradição.

“Eu, que sou do PT, que vim da resistência, atribuo a Lula a enorme tarefa que ele teve de derrotar a ditadura. E foi exatamente em 1979, que através das greves, da fundação do PT, que a ditadura foi derrotada definitivamente, embora ela tivesse acabado em 1985. E, agora, nós só estamos aqui nessa situação porque o Lula e o povo brasileiro derrotaram o Bolsonaro, pois, senão, nós estaríamos numa outra ditadura. Então, é uma enorme contradição. Às vezes, eu tendo a achar que, entre escolher o passado ou o presente, ele escolheu enfrentar o presente, que é a tentativa do golpe do Bolsonaro”, assevera. 

Adriano Diogo, no entanto, afirma esperar que Lula reconsidere sua posição e compareça aos atos democráticos que serão realizados pela sociedade civil em 31 de março, como a Caminhada do Silêncio, que acontece todos os anos em diferentes capitais do país.