ASSISTA
12 de Fevereiro de 2018, 15h46

População já elegeu a campeã do carnaval do Rio de Janeiro: Paraíso do Tuiuti

O desfile da escola de samba - marcado por protestos contra o governo, os "paneleiros" e as reformas de Temer - é o assunto mais comentado das redes sociais e lidera de forma isolada uma votação sobre a melhor escola da primeira noite do carnaval do Rio

Uma das alas fez críticas às reformas trabalhista e da Previdência. (Foto: NINJA)

Independente da apuração oficial que vai definir a campeã do grupo especial das escolas de samba do Rio de Janeiro, o povo já elegeu sua favorita: Paraíso do Tuiuti.

A agremiação ousou e trouxe para a Sapucaí uma verdadeira aula de história sobre escravidão, racismo, manipulação da mídia e as relações de poder como um todo no Brasil. Com o enredo “Meu Deus, meu Deus, está extinta a escravidão?”, sobre os 130 anos da Lei Áurea, a agremiação fez duras críticas ao atual governo e expôs, em uma das alas, como a reforma trabalhista e da Previdência representariam essa nova escravidão no Brasil.

Um homem fantasiado de Michel Temer “vampiro” e uma ala ironizando os paneleiros que, manipulados pela mídia, saíram às ruas para pedir o impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff, foram destaque e caíram no gosto de espectadores e internautas. A repercussão foi tanta que o nome da escola de samba é o termo mais mencionado no Twitter do Brasil desde as primeiras horas da manhã.

No site UOL, uma enquete sobre a melhor escola de samba da primeira noite de desfiles confirma os rumores das redes: de forma isolada, com quase 90% dos votos, a Paraíso de Tuiuti lidera a preferência.

Assista a íntegra da apresentação aqui.