Imprensa livre e independente
29 de junho de 2015, 20h11

Por que a redução da maioridade penal não deu certo em nenhum país do mundo?

“Nenhum país do mundo conseguiu provar que reduzir a maioridade penal reduz a violência e a criminalidade”. Pesquisadora lembra o caso da Alemanha, que testou a diminuição da maioridade, mas voltou atrás. Ela assegura: vamos provocar uma situação de mais violência.

“Nenhum país do mundo conseguiu provar que reduzir a maioridade penal reduz a violência e a criminalidade”. Pesquisadora lembra o caso da Alemanha, que testou a diminuição da maioridade, mas voltou atrás. Ela assegura: vamos provocar uma situação de mais violência Por Pragmatismo Político A série “Sobre Crimes e Castigos” é um projeto documental promovido pela Ponte Jornalismo que apresenta diversos pontos de vista sobre as contradições da proposta de redução da maioridade penal em pauta no Congresso Nacional. Em um dos vídeos da série [assista outros abaixo], a socióloga Julita Lemgruber fala que uma redução da maioridade penal para 16 anos...

“Nenhum país do mundo conseguiu provar que reduzir a maioridade penal reduz a violência e a criminalidade”. Pesquisadora lembra o caso da Alemanha, que testou a diminuição da maioridade, mas voltou atrás. Ela assegura: vamos provocar uma situação de mais violência

Por Pragmatismo Político

A série “Sobre Crimes e Castigos” é um projeto documental promovido pela Ponte Jornalismo que apresenta diversos pontos de vista sobre as contradições da proposta de redução da maioridade penal em pauta no Congresso Nacional.

Em um dos vídeos da série [assista outros abaixo], a socióloga Julita Lemgruber fala que uma redução da maioridade penal para 16 anos vai provocar mais violência e destaca que os adolescentes são responsáveis por um percentual ínfimo da criminalidade letal no Brasil. Ela lembra também o caso da Alemanha, que testou a medida e recuou.

“A Alemanha que tinha reduzido a maioridade penal para 16 anos, voltou para 18 anos, porque eles perceberam que essa estratégia não contribuiu para reduzir criminalidade. Ao contrário. o que a gente vai é provocar uma situação de mais violência.”

Veja também:  Após escândalo, imprensa internacional diz que Lula foi preso para não ganhar eleições

Julita Lemgruber é ex-diretora do sistema penitenciário do RJ, ex-ouvidora de polícia do mesmo Estado, socióloga, pesquisadora e coordenadora da campanha “Da proibição nasce o tráfico”.

Outros vídeos:

Foto: Reprodução 

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum