Imprensa livre e independente
24 de janeiro de 2012, 13h00

Porto Alegre e região recebem Fórum Social Temático, de 24 a 29 de janeiro

Evento reunirá grande diversidade de atividades propostas e geridas por movimentos, coletivos e organizações da sociedade civil. Veja programação

Evento reunirá grande diversidade de atividades propostas e geridas por movimentos, coletivos e organizações da sociedade civil. Veja programação Por Redação  Entre 24 e 29 de janeiro será realizado o Fórum Social Temático 2012 (FST), em Porto Alegre e mais quatro cidades da região metropolitana da capital gaúcha: Gravataí, Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo. Essa edição faz parte do processo do Fórum Social Mundial e será uma etapa preparatória da Cúpula dos Povos na Rio+20. Cerca de 30 mil pessoas, segundo estimativas da organização, deverão passar pelo fórum. Mantendo a tradição dos FSM, neste ano o evento será mais...

Evento reunirá grande diversidade de atividades propostas e geridas por movimentos, coletivos e organizações da sociedade civil. Veja programação

Por Redação 

Entre 24 e 29 de janeiro será realizado o Fórum Social Temático 2012 (FST), em Porto Alegre e mais quatro cidades da região metropolitana da capital gaúcha: Gravataí, Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo. Essa edição faz parte do processo do Fórum Social Mundial e será uma etapa preparatória da Cúpula dos Povos na Rio+20. Cerca de 30 mil pessoas, segundo estimativas da organização, deverão passar pelo fórum.

Mantendo a tradição dos FSM, neste ano o evento será mais uma vez um espaço aberto e plural com uma grande diversidade de atividades propostas e geridas por movimentos, coletivos e organizações da sociedade civil. Todas elas estarão relacionadas ao tema de 2012: “Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental”.

Segundo a organização do FST, são mais de 1.000 atividades autogestionárias inscritas e estão confirmadas a presença de 300 convidados nacionais e internacionais, entre intelectuais, líderes de movimentos sociais, ativistas das causas ambientais, trabalhistas, indígenas e de direitos humanos. Nomes que já são presenças marcantes nos FSM estarão presentes, como Boaventura de Sousa Santos e Ignacio Ramonet, entre outros.

Veja também:  Pelo Whastapp, líder caminhoneiro fala em "fechar Congresso, rodear e sitiar aquele povo ali dentro"

A presidenta Dilma Roussef e sete ministros participarão do FST: Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho; Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário; Meio Ambiente, Izabella Teixeira; Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello;  Secretaria de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes;  Agricultura, Mendes Ribeiro; e Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Helena de Bairros.

Os quatro municípios que recebem o encontro também contarão com eventos culturais, feiras de economia solidária e praças de alimentação. Em Porto Alegre, o Acampamento Intercontinental da Juventude instalará suas barracas mais uma vez, no Parque Harmonia. Na programação cultural, estão confirmados shows de Gilberto Gil, Manu Chao, Fito Paez, Leci Brandão, Martnália, entre outros. Além desses shows, estão programadas mostras de cinema, espetáculos de teatro de rua e apresentações circenses.

Clique aqui e veja a programação geral do FST 2012

Clique aqui e veja a programação do III Fórum de Mídia Livre

Clique aqui e veja a programação do Conexões Globais 2.0

Veja também:  Fórum Onze e Meia | A nova derrota do governo Bolsonaro e de Sergio Moro

Clique aqui e veja a programação do Fórum Mundial de Educação

Clique aqui e veja a programação do Cidades Sustentáveis

Foto: Valter Campanato/ABr

Fórum em Brasília, apoie a Sucursal

Fórum tem investido cada dia mais em jornalismo. Neste ano inauguramos uma Sucursal em Brasília para cobrir de perto o governo Bolsonaro e o Congresso Nacional. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Clique no link abaixo e faça a sua doação.

Apoie a Fórum