Seja Sócio Fórum
12 de março de 2019, 19h18

PT: “Ao atacar Lula e Gleisi, Ciro se alia aos que atacam a democracia”

Nota oficial da Executiva Nacional do partido rebate as declarações do ex-ministro de que Lula e Gleisi Hoffmann fariam parte de uma "quadrilha" que domina a cúpula do PT

Foto: Divulgação/PT
A Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores divulgou, no final da tarde desta terça-feira (12), uma nota oficial em que rebate declarações do ex-ministro Ciro Gomes (PDT) feitas em entrevista e durante um evento em São Paulo nesta segunda-feira (11). Candidato à presidência no ano passado, Ciro chegou a chamar a presidenta do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann, de “chefe de quadrilha” e desferiu inúmeros ataques ao ex-presidente Lula. Antes da nota oficial do partido, Gleisi rebateu as críticas do pedetista via Twitter e subiu o tom. “Ciro Gomes é um coronel oportunista, ressentido e covarde. Quando a conjuntura...

A Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores divulgou, no final da tarde desta terça-feira (12), uma nota oficial em que rebate declarações do ex-ministro Ciro Gomes (PDT) feitas em entrevista e durante um evento em São Paulo nesta segunda-feira (11).

Candidato à presidência no ano passado, Ciro chegou a chamar a presidenta do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann, de “chefe de quadrilha” e desferiu inúmeros ataques ao ex-presidente Lula.

Antes da nota oficial do partido, Gleisi rebateu as críticas do pedetista via Twitter e subiu o tom. “Ciro Gomes é um coronel oportunista, ressentido e covarde. Quando a conjuntura exigia sua presença, fugiu para Paris. Está à espreita de crises para se apresentar como salvador da burguesia e sistema financeiro. Por isso ataca Lula, PT, nossas lideranças. Quer se apresentar como ‘solução”’, escreveu.

A nota oficial do PT, por sua vez, apesar do tom mais ameno, reafirma a defesa do legado do partido enquanto governo durante 14 anos e informa que cobrará um posicionamento do PDT sobre as declarações de Ciro.

Confira a íntegra.

Nota do PT em resposta às declarações de Ciro Gomes

1) O Partido dos Trabalhadores é parte de uma construção coletiva, liderada pelo ex-presidente Lula. Nascemos para mudar o Brasil e foi o que fizemos e continuamos fazendo ao longo de 39 anos: na luta pela democracia, na atuação na Constituinte, nas prefeituras e governos estaduais, na oposição ao projeto neoliberal, no apoio aos movimentos sociais e nos quatro mandatos presidenciais consecutivos conquistados pelo voto popular.

2) Em muitos desses momentos tivemos a companhia do PDT, partido pelo qual sempre nutrimos profundo respeito assim como às suas lideranças, a começar pelo o inesquecível Leonel Brizola.

3) Por isso mesmo, lamentamos profundamente as declarações dadas nesta segunda-feira (11) ao Jornal Valor Econômico pelo ex-candidato a presidente pelo PDT, Ciro Gomes. Ao atacar o PT , Lula e nossa presidenta Gleisi Hoffmann, Ciro se alia aos que atacam a democracia, os direitos sociais e a esquerda brasileira.

4) O PT se orgulha do legado de Lula que o povo brasileiro já reconheceu por tantas vezes assim como o de nossa Presidenta Gleisi, de sua direção e de sua militância, e cobrará posicionamento do PDT sobre essas declarações que rompem com qualquer padrão de respeito e convivência.

5) O PT continuará defendendo a unidade das forças progressistas e democráticas do país para enfrentar o obscurantismo e a agenda de entrega do patrimônio nacional levada a cabo por Bolsonaro. É isso que o povo brasileiro espera de nós.

Fórum em Brasília, apoie a Sucursal

Fórum tem investido cada dia mais em jornalismo. Neste ano inauguramos uma Sucursal em Brasília para cobrir de perto o governo Bolsonaro e o Congresso Nacional. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Clique no link abaixo e faça a sua doação.

Apoie a Fórum