Imprensa livre e independente
16 de julho de 2018, 21h05

Racismo: Matéria do jornal ‘O Globo’ compara Pogba a um “animal que sai do cativeiro”

Texto do jornal carioca, ao descrever a alegria e empolgação de Pogba, que é negro, com a vitória da França na Copa do Mundo, o comparou a um animal; internautas acusam o veículo de racismo

Reprodução/Jornal O Globo
Atualizada em 20/07 Uma matéria assinada pelo jornalista Bruno Marinho, do jornal O Globo, divulgada na noite deste domingo (15), comparou o jogador francês, Pogba, a “um animal que sai do cativeiro”. A infeliz colocação tinha o intuito de descrever a alegria e empolgação do jogador, que é negro, com a vitória da França sobre a Croácia no final da Copa do Mundo da Rússia. “Pogba reagiu como um animal que escapa do cativeiro – a alegria é tanta que ele não sabe nem o que fazer em seguida”, diz o texto. Nas redes, internautas, principalmente negros, interpretaram a comparação...

Atualizada em 20/07

Uma matéria assinada pelo jornalista Bruno Marinho, do jornal O Globo, divulgada na noite deste domingo (15), comparou o jogador francês, Pogba, a “um animal que sai do cativeiro”. A infeliz colocação tinha o intuito de descrever a alegria e empolgação do jogador, que é negro, com a vitória da França sobre a Croácia no final da Copa do Mundo da Rússia.

“Pogba reagiu como um animal que escapa do cativeiro – a alegria é tanta que ele não sabe nem o que fazer em seguida”, diz o texto.

Nas redes, internautas, principalmente negros, interpretaram a comparação como um gesto racista. O caso lembra o episódio em que o youtuber Júlio Cocielo afirmou que Mbappé, outro jogador negro da seleção francesa, poderia “fazer uns arrastões” no Rio de Janeiro. Na ocasião, internautas também interpretaram a frase como racista.

Em nota, o Globo respondeu:

A equipe do jornal O GLOBO não compactua com nenhuma forma de preconceito e reconhece que o texto inicial gerou uma interpretação que não condizia com a intenção original do autor. Por isso, decidiu suprimir o trecho e atualizar a reportagem com outra formulação. Pedimos desculpas pela expressão usada.

Confira a repercussão.

Veja também:  Marta se torna a maior artilheira de todas as Copas

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum