#FÓRUMCAST
03 de julho de 2018, 16h20

Racismo: Torcedor mexicano imita macaco para ofender brasileiro negro na Rússia

Vítima do gesto racista foi o escritor carioca Raiam dos Santos, que estava no estádio durante a partida entre Brasil e México pela Copa do Mundo. Assista

(Foto: Reprodução/ Instagram)

O escritor carioca Raiam dos Santos denunciou na tarde desta segunda-feira (2), pelas redes sociais, um gesto racista feito por um tocedor mexicano para o ofender durante a partida entre Brasil e México pela Copa do Mundo da Rússia.

Santos estava no estádio e, segundo sua postagem, ele era o único negro daquele setor. Durante todo o jogo, de acordo com o escritor, brasileiros e mexicanos se provocavam, mas dentro de um tom considerado normal em um estádio de futebol. Um torcedor do México, no entanto, começou a imitar um macaco para ofender Santos, que é negro.

Imediatamente o escritor começou a filmar o gesto racista. “Eu estava provocando como qualquer torcedor de estádio, de sangue quente, como a gente fez durante o jogo inteiro. Eu mandei o pessoal para a Vila do Chaves ou cheirar cocaína no México. Mas esse cara específico foi diferente. Ele fez sinal de macaco e apontou para mim. Eu peguei o celular rápido e gravei. Toda a torcida estava provocando, mas a atitude dele foi séria”, disse ao portal G1.

Assista.

http://