ASSISTA
07 de Abril de 2018, 15h40

Rede TVT vai processar Globo, Band, Estadão e Folha, entre outros, por uso indevido de link

“Foi pouco ético e é claro que isso tem direitos autorais. Vamos colocar o nosso departamento jurídico pra estudar o assunto”, disse o coordenador da emissora

Tela da Band cobrindo o logo da Rede TVT

De acordo com informações do coordenador da Rede TVT, Paulo Salvador, a emissora vai processar por uso indevido do link a Rede Globo, Band, Estadão e Folha, entre vários outros veículos. O caso aconteceu durante as transmissões da vigília do ex-presidente Lula e da missa em homenagem à Dona Marisa.

“Foi pouco ético e é claro que isso tem direitos autorais. Vamos colocar o nosso departamento jurídico pra estudar o assunto. Estamos capturando todas as imagens e vamos tomar as providências. Não pediram nem autorização, coisa que eles costumam fazer, mas desta vez nos ignoraram completamente e colocaram o link no ar”, disse o coordenador.

GloboNews “pirateando” o sinal da TVT. Foto: Reprodução

A pequena TV dos Trabalhadores, mais conhecida como Rede TVT, não era a única emissora de TV do país com acesso às dependências da sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo durante a vigília do ex-presidente Lula, que começou na última sexta-feira (7). Mas, com certeza, era a única bem vinda ao local.

“O que acontece é que temos uma solidariedade impressionante do pessoal da base. Eles nos ajudam, abrem espaço, carregam equipamento. As pessoas estão encontrando na gente uma fonte autêntica das informações. Pelos informes que nós temos de Ibope, nós passamos a Globo na manhã deste sábado”, acrescentou Salvador.

Por conta disto, o seu sinal foi usado indevidamente por quase todas as grandes empresas de comunicação do país, incluindo ai a Rede Globo, Band, Estadão e Folha de S.Paulo, sem autorização alguma para isso.

A GloboNews, por exemplo, ficou ao vivo com o link da TVT praticamente toda a manhã de sábado, além de fazer várias chamadas em outros horários durante todo o episódio. De acordo com a postagem do editor de vídeo da emissora, Ricardo Bazan, além de usarem o “link” de forma indevida, alguém da Globo ligou e pediu: “Olá, aqui é da Globo, vocês podem tirar essa tarja da imagem? Está atrapalhando A NOSSA TRANSMISSÃO”.

Paulo Salvador ainda ressaltou: “todos eles estavam lá com equipamentos poderosos. Nós não tivemos nenhuma acesso privilegiado. Eles estavam com uma parafernália grande, inclusive com helicópteros e preferiram usar o nosso conteúdo, então isso contempla a qualidade do nosso trabalho. Em tempos de internet estamos viabilizando uma TV aberta contra todos os prognósticos. Nós não nos chamamos de TV Alternativa, mas de TV substitutiva”, brincou.