Imprensa livre e independente
27 de outubro de 2016, 09h45

Ronaldo Fraga promove desfile-manifesto levando apenas mulheres trans para passarela

Quase 30 mulheres transexuais fizeram parte do desfile na São Paulo Fashion Week; estilista reforçou a necessidade de lutar contra a discriminação.

Quase 30 mulheres transexuais fizeram parte do desfile na São Paulo Fashion Week; estilista reforçou a necessidade de lutar contra a discriminação  Por Redação Como crítica à transfobia, o estilista Ronaldo Fraga levou para os palcos da São Paulo Fashion Week quase 30 mulheres transexuais. Entre elas, Carol Marra, que desfilou pela última vez em sua carreira nesta quarta-feira (26) a pedido de Fraga, e Valentina Sampaio, um dos destaques da SPFW neste ano. O desfile-manifesto teve início com a voz do estilista destacando a necessidade deste tipo de discussão. “O corpo aprisiona, e as roupas libertam o ser”, disse. Os vestidos...

Quase 30 mulheres transexuais fizeram parte do desfile na São Paulo Fashion Week; estilista reforçou a necessidade de lutar contra a discriminação 

Por Redação

Como crítica à transfobia, o estilista Ronaldo Fraga levou para os palcos da São Paulo Fashion Week quase 30 mulheres transexuais. Entre elas, Carol Marra, que desfilou pela última vez em sua carreira nesta quarta-feira (26) a pedido de Fraga, e Valentina Sampaio, um dos destaques da SPFW neste ano.

O desfile-manifesto teve início com a voz do estilista destacando a necessidade deste tipo de discussão. “O corpo aprisiona, e as roupas libertam o ser”, disse. Os vestidos das modelos eram muito similares, com alterações nas estampas, que tinham sua inspiração em bonecas de papel.

Fraga lembrou, em sua fala, que o Brasil é o país onde mais ocorre assassinatos de travestis e transexuais, segundo o relatório da ONG International Transgender Europe. “Estamos em tempos de guerra. Minha forma de protesto é essa. Nós não precisamos mais de roupas. A moda precisa começar a dialogar em outras frentes”, afirmou.

Veja também:  Lily Allen faz show em São Paulo e dedica música 'Fuck you' a Bolsonaro

Veja fotos do desfile aqui.

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum