07 de outubro de 2018, 23h51

Saiba como denunciar postagens de ódio contra nordestinos

Centenas de pessoas, principalmente eleitores de Bolsonaro, já começaram a espalhar postagens de ódio contra nordestinos nas redes sociais, já que eles formam o maior eleitorado de Haddad; trata-se de xenofobia, que é crime no Brasil. Saiba como denunciar

Reprodução/Facebook

Assim como ocorre em quase todas as eleições que o PT tem um bom desempenho no Nordeste, as mensagens de ódio e preconceito contra nordestinos já começaram a se espalhar pelas redes sociais. A maior parte das postagens são de eleitores de Jair Bolsonaro (PSL). O candidato e seus apoiadores acreditavam que ele venceria a eleição já no primeiro turno, o que não aconteceu muito por conta dos votos de nordestinos em Fernando Haddad (PT).

Para os autores dessas postagens, nordestinos são desqualificados, “burros” ou votam por “esmola”. Fórum reuniu uma série dessas postagens, que podem ser usadas para fazer denúncias [confira ao final da matéria].

O nome desta prática é xenofobia, que é crime no Brasil previsto pela Lei nº 7.716, de 05 de janeiro de 1989.

Como denunciar 

Há diferentes maneiras de denunciar xenofobia e ódio contra nordestinos, seja ele proferido verbalmente ou via internet.

Uma delas é através da plataforma SaferNet.

Outra alternativa é denunciar diretamente no site do Ministério Público Federal. Clique aqui.

A denúncia pode ser feita ainda pelo telefone, basta discar 100.

Exemplos 

Fórum reuniu alguns exemplos de mensagens de ódio contra nordestinos que têm se espalhado pelas redes sociais. As imagens podem ser usadas para fazer denúncias.

Confira.