Imprensa livre e independente
16 de janeiro de 2018, 12h24

Samba da Vela agita Festival de Pré Carnaval do Baixo Augusta

De 11 a 31 de janeiro, o Festival de Pré Carnaval do Baixo Augusta abre o calendário de folia da capital paulista. A programação inclui desde ensaios com blocos tradicionais até shows, oficinas de máscara e drag queen, além de festas temáticas

De 11 a 31 de janeiro, o Festival de Pré Carnaval do Baixo Augusta abre o calendário de folia da capital paulista. A programação inclui desde ensaios com blocos tradicionais até shows, oficinas de máscara e drag queen, além de festas temáticas Da Redação O Festival de Pré Carnaval do Baixo Augusta recebe, na sexta-feira (19), a partir das 21h, a Comunidade do Samba da Vela, do bairro de Santo Amaro, que resgata as músicas tradicionais das rodas de samba com seu já conhecido ritual. A música começa quando uma vela é acesa e a festa só termina quando a...

De 11 a 31 de janeiro, o Festival de Pré Carnaval do Baixo Augusta abre o calendário de folia da capital paulista. A programação inclui desde ensaios com blocos tradicionais até shows, oficinas de máscara e drag queen, além de festas temáticas

Da Redação

O Festival de Pré Carnaval do Baixo Augusta recebe, na sexta-feira (19), a partir das 21h, a Comunidade do Samba da Vela, do bairro de Santo Amaro, que resgata as músicas tradicionais das rodas de samba com seu já conhecido ritual. A música começa quando uma vela é acesa e a festa só termina quando a chama se apaga. Mais do que marcar apenas o tempo, a vela é uma referência às crenças religiosas da comunidade e simboliza seu valor histórico e cultural. A entrada é franca e sujeita à lotação da casa.

Ajude a Fórum a fazer a cobertura do julgamento do Lula. Clique aqui e saiba mais.

De 11 a 31 de janeiro, o Festival de Pré Carnaval do Baixo Augusta abre o calendário de folia da capital paulista. A programação inclui desde ensaios com blocos tradicionais até shows, oficinas de máscara e drag queen, além de festas temáticas. Com rodas de samba, blocos, fanfarras, festas e oficinas, o Festival de Pré Carnaval oferece uma vasta programação e quase toda gratuita para abrir o calendário da folia paulistana. “O Acadêmicos do Baixo Augusta acredita que o carnaval de rua é respaldado em duas questões fundamentais: comunidade e tradição. Por isso a proposta é reunir diversas expressões da comunidade e da tradição dessa festa, de manifestações que acontecem há muito tempo e que, cada uma a seu jeito, contribuíram para a criação dessa cultura de carnaval que a cidade tem”, afirma Ale Youssef, diretor da Associação Acadêmicos do Baixo Augusta.

Veja também:  Para Bolsonaro, Abin é reduto de “esquerdistas” e produz relatórios “fajutos”

Sobre a Casa do Baixo Augusta

A Casa do Baixo Augusta é o projeto sociocultural e sede da Associação Cultural Acadêmicos do Baixo Augusta, entidade sem fins lucrativos que realiza anualmente, desde 2009, o desfile do bloco Acadêmicos do Baixo Augusta, maior manifestação carnavalesca da cidade e precursora da retomada do carnaval de rua de São Paulo.

O espaço é o local oficial dos eventos do bloco e de seus parceiros e a programação – que mistura ativismo, criatividade, cultura alternativa e carnaval, com o objetivo de promover durante todo o ano a união e a celebração da diversidade característicos do Carnaval, além de estimular o pensamento crítico e o debate em torno de temas importantes do momento.

De 400 metros quadrados, a casa ocupa a loja e a sobreloja de um edifício comercial na esquina das Ruas Consolação e Rego Freitas, no centro de São Paulo. No térreo, com entrada pela rua da Consolação em frente à Praça Roosevelt, fica localizado o Espaço de Eventos da Casa do Baixo Augusta com palco, arquibancada e bar. Na sobreloja – primeiro andar do edifício – se localiza a Escola Livre, espaço para atividades diurnas da Casa do Baixo Augusta, como cursos e oficinas.

Veja também:  Sobre (des)governar em uma democracia presidencialista multipartidária com a cabeça na ditadura

Serviço:
Samba da Vela @ Festival de Pré Carnaval do Baixo Augusta
Data: Sexta-Feira, 19 de janeiro de 2018
Horário: Abertura da Casa: 20h – Show: 21h
Entrada Franca sujeita à lotação da Casa.

Fórum em Brasília, apoie a Sucursal

Fórum tem investido cada dia mais em jornalismo. Neste ano inauguramos uma Sucursal em Brasília para cobrir de perto o governo Bolsonaro e o Congresso Nacional. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Clique no link abaixo e faça a sua doação.

Apoie a Fórum