GENÉTICA RARA

Entenda o caso da mulher que não come ou bebe há mais de dois anos

Diagnosticada com a "síndrome do homem-elástico", jovem convive com doença desde o nascimento

Fernanda teve seus sintomas intensificados na adolescência e foi diagnosticada aos 19 anosCréditos: Reprodução/Instagram
Escrito en SAÚDE el

Fernanda Martínez, de 25 anos, não come ou bebe há mais de dois anos. Isso porque ela nasceu com uma doença rara que deu paralisia no seu trato digestivo e falência intestinal. Streamer na Twitch e criadora de conteúdo digital, ela tem hipermobilidade articular, perda auditiva e refluxo severo desde o nascimento.

Apesar dos numerosos comorbidades e sintomas, seu diagnóstico ocorreu somente aos 19 anos, principalmente pela falta de profissionais que conseguiram conectar e entender os sinais de seu corpo. "Quando criança, sentia muitas dores e me machucava com frequência. Minha saúde piorou a partir da adolescência, quando passei a ter quedas de pressão, dificuldade para respirar, fraqueza, fadiga e diminuição dos movimentos digestivos", conta ela ao VivaBem.

O que explica o caso?

A Síndrome de Ehlers-Danlos, também conhecida como "síndrome do homem-elástico", é hereditária e caracterizada por mutações nos genes que afetam a quantidade, estrutura ou o conjunto dos diferentes colágenos, que formam o tecido conjuntivo. Esse tecido está presente na pele, tendões, ligamentos, vasos sanguíneos, ossos e órgãos internos. Hiperelasticidade da pele, hipermobilidade das articulações e fragilidade dos tecidos são exemplos de sintomas da síndrome.

A síndrome afeta pessoas com intensidades e consequências variadas, sobretudo porque existem 13 tipos diferentes. Fernanda possui o tipo de hipermobilidade, o qual é descrito pela hipermobilidade articular, ligamentos deslocados, dores nas articulações, problemas digestivos, fadiga e fragilidade da pele.

Outro sintoma importante é a disautonomia, o desequilíbrio no sistema nervoso autônomo, responsável por regular funções involuntárias, como a frequência dos batimentos cardíacos, respiração e pressão arterial. 

O tratamento tem foco na fisioterapia, que auxilia no fortalecimento das articulações, prevenção de lesões e de dor por meio de exercícios regulares. Outros cuidados de saúde incluem:

  • Terapia ocupacional: na ajuda de atividades diárias e conselhos de resiliência diante das dores;
  • Consultas genéticas: auxilia no entendimento da condição, possíveis sintomas e tratamentos, e chances de passar para os descendentes.

Temas