AO VIVO
23 de Março de 2014, 16h06

Senado vai realizar audiência sobre desmilitarização da PM

Requerimento do senador Randolfe Rodrigues foi aprovado pela Comissão de Direitos Humanos do Senado que deve agendar a audiência na semana que vem

Requerimento do senador Randolfe Rodrigues foi aprovado pela Comissão de Direitos Humanos do Senado que deve agendar a audiência na semana que vem

Por Redação
Fo aprovado pela Comissão de Direitos Humanos do Senado (CDH) do Senado requerimento do senador Randolfe Rodrigues (Psol-AP) que pede a realização de uma audiência pública para tratar da PEC 51/2013, de autoria do senador Lindbergh Farias (PT-RJ), que visa reestruturar a Polícia Militar e desmilitarizá-la.

A audiência vai contar com a participação do deputado estadual Marcelo Freixo (Psol-RJ), senador Lindbergh Farias e Luiz Eduardo soares (ex-secretário Nacional de Segurança Pública). A data da audiência pública deve ser definida na próxima reunião da CDH, que acontece na terça-feira (25).

O deputado Marcelo Freixo declarou que a “desmilitarização do Estado passa, necessariamente, pela desmilitarização das polícias. A polícia, que tem a função constitucional de garantir a democracia, não convive com ela internamente na corporação”, criticou Freixo.

A PEC 53/2013 tem como proposta reestruturar a Polícia Militar que, de acordo com a justificativa do senador Lindbergh Farias, segue o mesmo modelo desde a ditadura. A matriz da PEC é a desmilitarização das polícias militares. Para ler o texto na íntegra, clique aqui.