Imprensa livre e independente
09 de abril de 2019, 21h52

STJ pode julgar recurso de Lula no caso triplex nesta quinta

Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou ao STJ um parecer contra a solicitação da defesa do ex-presidente de enviar o processo para a Justiça Eleitoral

Foto: Ricardo Stuckert
Existe a possibilidade de a Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) julgar nesta quinta-feira (11) o recurso do ex-presidente Lula contra a condenação no caso do triplex do Guarujá. A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou, nesta terça-feira (9), ao STJ um parecer contra a solicitação da defesa de Lula de enviar o processo para a Justiça Eleitoral. O recurso do ex-presidente contra a condenação no caso do triplex, que não é de propriedade de Lula, teve prosseguimento negado pelo ministro Felix Fischer, relator no STJ. Por esta razão a defesa recorreu, por intermédio de agravo, para que o caso...

Existe a possibilidade de a Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) julgar nesta quinta-feira (11) o recurso do ex-presidente Lula contra a condenação no caso do triplex do Guarujá.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou, nesta terça-feira (9), ao STJ um parecer contra a solicitação da defesa de Lula de enviar o processo para a Justiça Eleitoral.

O recurso do ex-presidente contra a condenação no caso do triplex, que não é de propriedade de Lula, teve prosseguimento negado pelo ministro Felix Fischer, relator no STJ.

Por esta razão a defesa recorreu, por intermédio de agravo, para que o caso seja levado à Quinta Turma, colegiado composto por cinco ministros.

Instância superior

Quando o caso for para a Quinta Turma do STJ será a primeira vez que um órgão colegiado de uma instância superior irá se manifestar a respeito do processo que condenou Lula.

A defesa do ex-presidente tenta anular inteiramente a ação penal, alegando, entre outras razões, parcialidade do então juiz Sérgio Moro, responsável pela condenação na primeira instância.

Veja também:  Presidente da Comissão da reforma da Previdência defende afastamento de Moro

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum